Mais de metade dos portugueses pretende comprar produtos alimentares típicos da quadra e prevê gastar 150 euros.
Ficha Técnica do Estudo Compras de Natal 2025
O estudo foi realizado pelo IPAM, sob a coordenação da professora Mafalda Ferreira, diretora da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM Porto e doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Cádiz. A recolha de dados decorreu entre 22 de novembro e 7 de dezembro de 2025 em Portugal Continental, com uma amostra composta por 560 indivíduos, maiores de 18 anos, com a seguinte distribuição por classe social: 6,5% classe social A, 33% da B, 18% da C1, 35,9% da C2 e 6,6% da D. Os inquéritos foram administrados online e presencialmente, sempre que necessário para garantir o cumprimento das quotas definidas para as diferentes classes sociais. Realizado ininterruptamente desde 2009, o estudo “Compras de Natal” constitui uma das análises mais consistentes sobre comportamentos de consumo nesta época festiva.
Para mais informações, favor contactar:
Ana Santos | ana.santos@lift.com.pt | +351 914 409 595
Hugo Costa| hugo.costa@lift.com.pt | +351 914 409 524
Sobre o IPAM
O IPAM lidera o ensino do Marketing em Portugal há mais de 40 anos, sendo a Marketing Business School que se dedica ao desenvolvimento de líderes de negócio capazes de criar visões estratégicas de sucesso num mundo em constante evolução. Com uma oferta educativa completa de Licenciaturas, Mestrados, Cursos Técnicos Superiores Profissionais e Formação de Executivos nas áreas do Marketing, Negócios e Tecnologia, disponível através dos seus campus no Porto, em Lisboa ou 100% Online, o IPAM destaca-se pelo seu modelo académico imersivo e inovador com forte ligação ao mercado, em que os estudantes desenvolvem soluções para desafios reais de empresas nacionais e internacionais em cerca de 85% das unidades curriculares, potenciando a sua empregabilidade em qualquer parte do mundo.
Para mais informações sobre o IPAM: www.ipam.pt

