O valor angariado com a regata será integralmente aplicado na formação e inclusão profissional de jovens-adultos com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento e permitirá a formação de dois jovens e meio durante um ano, assegurando acompanhamento técnico, formação prática e oportunidades reais de integração profissional nos cafés Joyeux, espaços onde o propósito e o sabor se encontram todos os dias.
Entre os participantes estiveram escritórios de advogados e empresas de referência, como a Abreu Advogados, Antas da Cunha Ecija, Banco Santander Totta, Linklaters, Morais Leitão, Novobanco, PLMJ, Proença de Carvalho, Sérvulo, StartCampus, Uría Menéndez, e VdA – Vieira de Almeida, que se juntaram em ambiente de equipa e solidariedade com os colaboradores dos Cafés Joyeux.
“Este evento é mais um exemplo de como a união e o compromisso com a diferença geram impacto real. O valor angariado traduz-se em novas oportunidades para jovens que, através da formação e do trabalho, conquistam autonomia, dignidade e um papel ativo na sociedade. Estamos profundamente agradecidos a todos os que fizeram parte desta regata”, refere João Gomes da Silva, Vice-Presidente e cofundador da Associação VilacomVida.
Para Bernardo Queiróz, Diretor-Geral da Terra Incógnita, “esta parceria com o Café Joyeux foi muito especial. Acreditamos que o desporto e a solidariedade se cruzam na capacidade de inspirar e transformar. Foi um privilégio ver tantas empresas a remar na mesma direção — pela inclusão e pela alegria”.
Criado com o objetivo de promover a empregabilidade de pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, o Café Joyeux integra o ecossistema da Associação VilacomVida, que há quase uma década atua na área da inclusão e capacitação. Cada euro doado traduz-se em mais oportunidades para jovens que, com o apoio certo, constroem um percurso de autonomia e dignidade através do trabalho.
Sobre o Café Joyeux
O Café Joyeux é a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, nascida em França em 2017, que emprega e forma pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Um conceito pioneiro trazido para Portugal pela Associação VilacomVida, em 2021, data em que abriu o seu primeiro café-restaurante na Rua de São Bento, em Lisboa.
A VilacomVida conta atualmente com um total de 5 Cafés Joyeux em Lisboa e Cascais e gere uma loja da Zara Home, parte do projeto “For & From”, situada no Freeport Lisboa Fashion Outlet, em Alcochete, empregando diretamente um total de 43 pessoas com diversidade funcional.
Pode encontrar mais informação sobre o Café Joyeux aqui e sobre a Associação VilacomVida aqui.
Marta Dias | marta.dias@lift.com.pt | 910 603 485
Raquel Campos | raquel.campos@lift.com.pt | 918 654 931