- Assunto: Medidas relativas à saúde oral inscritas no Orçamento de Estado para 2026.
- Data/Hora: 15 de outubro / 11h45
- Local: Ministério da Saúde - Avenida João Crisóstomo n.º 9
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reúne na próxima quarta-feira, dia 15 de outubro, às 11h45, com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a fim de discutir as medidas relativas à saúde oral inscritas no Orçamento de Estado para 2026
A OMD defende uma verdadeira articulação entre os setores público, privado e social, para que a complementaridade na saúde oral se traduza em resultados concretos para os portugueses.
No entanto, a OMD salienta que, sem uma aplicação real das medidas, a complementaridade não se concretizará. Até hoje, nenhum Orçamento de Estado refletiu a dimensão e a urgência da saúde oral em Portugal, um problema que afeta mais de seis milhões de portugueses.
Neste encontro, a OMD irá defender a necessidade de o OE 2026 contemplar verbas específicas para a saúde oral, nomeadamente para três eixos prioritários:
- Reforço dos gabinetes de medicina dentária nos cuidados primários, com investimento do PRR e do Estado para a criação de novos gabinetes e ativação dos cerca de 83 já equipados, mas ainda encerrados;
- Criação da carreira de médico dentista, medida estruturante para regularizar a situação dos profissionais que exercem no SNS sem enquadramento legal e para garantir a sua fixação no setor público;
- Reformulação do programa Cheque-Dentista, com a introdução de cheques de reabilitação/prótese e de traumatismo, instrumentos essenciais para responder ao elevado número de desdentados e reforçar a aposta na prevenção.
“Investir em saúde oral não é um custo, é uma escolha política inteligente. Cada euro investido na prevenção é um euro poupado em urgências e hospitalizações, com ganhos diretos na qualidade de vida dos portugueses."
Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão
A OMD reafirma a sua total disponibilidade para trabalhar em conjunto com o Governo na construção de uma estratégia nacional sustentável e inclusiva para a saúde oral, que assegure a todos os portugueses o acesso a cuidados de qualidade, independentemente da sua condição económica ou localização geográfica.
No mesmo dia, a OMD irá reunir também às 10h com a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão Clara Marques Mendes e às 14h30, com o presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, Filipe Neto Brandão. Estas reuniões fazem parte de uma iniciativa intensiva da Ordem dos Médicos Dentistas e do seu Bastonário num esforço político para tentar moldar a curto prazo as opções do Governo para 2026.
Para mais informações, contactar:
Filipe Carvalho| filipe.carvalho@lift.com.pt | 93 507 21 07