Edição 2025/2026 das sapatilhas de futsal da marca exclusiva da Decathlon foi desenhada por estudantes de Mestrado e Licenciatura em Design
A nova edição especial 2025/2026 das sapatilhas de futebol de salão KIPSTA, marca exclusiva da Decathlon, foi criada por estudantes do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia. A iniciativa resulta de uma parceria académica estratégica entre a Decathlon e o IADE, que desafiou alunos de Design e Design & Publicidade a desenvolverem o conceito, a comunicação e o produto para a próxima coleção da marca.
Pela primeira vez, o processo de desenvolvimento envolveu uma colaboração direta entre estudantes universitários e as equipas de design, comunicação e produto da Decathlon. A abordagem foi profundamente colaborativa, integrando contributos de professores, profissionais de futsal e especialistas da marca, permitindo aos alunos acompanhar todas as fases do projeto – da conceção à produção. A experiência incluiu ainda uma visita à sede da Decathlon, em Lille, onde os estudantes apresentaram o projeto à imprensa internacional e foram reconhecidos pela qualidade e inovação da proposta.
A proposta vencedora, sob o nome de “Agência Boro”, foi desenvolvida por um grupo de estudantes do Mestrado em Design & Publicidade, composto por Alexandre Manuel Varejão Moreira, Beatriz Alexandra Marques Monteiro, Inês Moreira Sande Silva, Madalena Ferreira Soares da Cruz Paulino, Maria Francisca Araújo dos Santos Amante e Mariana Carriço Fernandes. O projeto envolveu ainda cerca de 40 alunos ao longo de um ano letivo, integrando professores e unidades curriculares das licenciaturas e mestrados em design, num processo de cocriação com acompanhamento contínuo da marca.
Este desafio enquadra-se na metodologia de aprendizagem Challenge Based Learning aplicada na Fábrica Curricular do IADE, que convida marcas reais a lançar briefings diretamente em contexto académico. Neste caso, o projeto contou com a coordenação do professor Rodrigo Morais, responsável pelo Mestrado em Design & Publicidade, e de Ângela Silvestre, coordenadora da Fábrica do IADE.
“É com muito orgulho que vemos um projeto da nossa instituição ser levado até ao público. Este desafio materializa tudo o que o IADE é na sua génese, mostrando aquilo que fazemos dentro de portas com o intuito de levar os nossos alunos a grandes conquistas no futuro. Somos reconhecidos pelos nossos cursos com uma forte componente prática e conseguimos mostrar que vale a pena apostar na formação superior e que fazer parte destes projetos pode, além de proveitoso a nível académico, ser muito gratificante”, afirma Carlos Rosa, diretor do IADE.
“Ver ideias a transformarem-se em produtos reais e campanhas concretas foi emocionante e formativo. Sem dúvida, uma vivência que marcou a trajetória académica e profissional de todos os envolvidos”, complementa Rodrigo Morais, professor e coordenador do Mestrado em Design & Publicidade.
Ângela Silvestre, coordenadora da Fábrica-IADE, acrescenta: “este projeto espelha o propósito da Fábrica: trazer o mercado real para dentro da sala de aula, com impacto direto na formação dos alunos. É ainda mais especial porque nasceu da ligação com uma antiga aluna, Liliana Nunes, hoje Teamsports Image Leader da Decathlon, reforçando a importância da nossa rede Alumni”.
A entrega oficial das primeiras sapatilhas aos estudantes vencedores e ao professor responsável pelo projeto, Rodrigo Morais, foi realizada por Liliana Nunes, representante da Decathlon, num momento simbólico que assinalou o sucesso da colaboração entre academia e empresa.
A colaboração entre o IADE e a Decathlon demonstrou como a academia e o setor empresarial podem trabalhar em conjunto na criação de soluções criativas e funcionais, com resultados concretos. Este projeto reforça o papel do ensino superior na formação de profissionais preparados para os desafios reais do mercado, valorizando o talento jovem e promovendo a inovação colaborativa.
A edição especial da KIPSTA 2025/2026 desenhada pelos alunos do IADE já está disponível em todas as lojas físicas e online Decathlon.
Sobre o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia
O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia tem vindo a liderar o ensino da criatividade em Portugal há mais de 50 anos. Com uma oferta educativa completa, que beneficia dos standards de excelência da Universidade Europeia, ao nível de Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Formação de Executivos nas áreas do Design e Artes Visuais, Comunicação e Marketing, Tecnologias e Engenharia, o IADE é o lugar onde estas disciplinas trabalham em conjunto utilizando a criatividade como ferramenta para criar novas soluções inspiradoras para as empresas e para a sociedade. Com uma estreita ligação ao mercado, através do seu modelo académico único focado na criação e impulsionado pelos Laboratórios Criativos da Fábrica (a Unidade onde se fabrica valor e conhecimento e através da qual estudantes e docentes são chamados a trabalhar em conjunto, e transversalmente às suas áreas, em iniciativas curriculares e extracurriculares), o IADE promove o desenvolvimento de projetos em colaboração com empresas de referência, potenciando a máxima empregabilidade dos estudantes na crescente Economia Criativa.
Para mais informações sobre o IADE: www.iade.europeia.pt
Para mais informações contactar:
Ana Santos | ana.santos@lift.com.pt | +351 914 409 595
Catarina Carvalho | catarina.carvalho@lift.com.pt | +351 910 780 601
Erica Macieira | erica.macieira@lift.com.pt | +351 910 549 515