A obra reúne testemunhos de docentes, investigadores e profissionais e projeta os desafios do turismo, da inteligência artificial ao turismo espacial
A Universidade Europeia lançou o livro “Turismo 360: Passado, Presente & Futuro”, uma obra que revisita 60 anos de contributos do ensino superior para a afirmação do turismo em Portugal e que aponta também as tendências que irão moldar o futuro do setor.
Coordenada pela área científica de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, a publicação, cuja edição esteve a cargo de três professores da área do turismo, reúne reflexões de docentes, investigadores, profissionais, alumni e presidentes das várias associações setor, combinando memória histórica com pensamento crítico sobre os desafios atuais e os caminhos que se projetam para a próxima década.
O livro recorda que, em finais de 1964, quando a Escola Portuguesa de Turismo do antigo Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) foi criada, o Aeroporto de Faro ainda não existia. Hoje, seis décadas depois, a inteligência artificial e o turismo espacial dominam as discussões sobre a vanguarda da indústria. Ao longo destes anos, docentes, colaboradores, estudantes, famílias e parceiros contribuíram para um trabalho contínuo e inovador, discreto, mas fundamental, que moldou a competitividade do setor e que agora é celebrado nesta publicação.
“Os nossos professores estão muito próximos da realidade profissional e este livro é um claro exemplo disso. Temos um modelo académico que impacta 100% dos nossos estudantes e que assenta numa dinâmica de base experiencial, com cenários de aprendizagem assentes em desafios, apresentação de problemas, investigação e simulação em todas as áreas, e na de turismo e hospitalidade contamos com as principais empresas, organizações e associações do setor”, afirma Hélia Gonçalves Pereira, reitora da Universidade Europeia.
A apresentação do “Turismo 360: Passado, Presente & Futuro” teve lugar na Sala de Atos do Campus da Quinta do Bom Nome, reunindo comunidade académica, estudantes, alumni e representantes institucionais e empresariais.
Para Sofia Almeida, professora e coordenadora da área científica de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, este livro é também um testemunho coletivo: “celebrar 60 anos de ensino em turismo é reconhecer um percurso de pioneirismo e inovação, mas também homenagear todos os que o tornaram possível. Este marco inspira-nos a olhar em frente, a formar líderes responsáveis e a reforçar a nossa missão de gerar conhecimento, inspirar a mudança e contribuir para um turismo mais sustentável e inclusivo.”
Com esta publicação, a Universidade Europeia reafirma a sua posição pioneira na formação em Turismo em Portugal, honrando o passado e assumindo a ambição de preparar os profissionais que irão moldar o futuro da indústria.
Sobre a Universidade Europeia
A Universidade Europeia é uma universidade inovadora, internacional e multidisciplinar que tem como missão formar líderes e profissionais preparados para responder às necessidades de um mundo global, através de um modelo académico avançado de aprendizagem experiencial, com uma estreita ligação ao mercado e às empresas. Através desta abordagem de ensino inovadora, os estudantes embarcam numa jornada única que os prepara para as profissões do futuro.
Com uma oferta educativa diversificada de Licenciaturas, Mestrados, Doutoramentos e Formação de Executivos, nas áreas de conhecimento da Gestão, Direito, Turismo, Gestão do Desporto, Design, Comunicação, Engenharia e Ciências da Saúde, a Universidade Europeia proporciona uma experiência de estudo vibrante e internacional nos seus campus em Lisboa ou através da UE Online, a Faculdade online privada líder em Portugal.
Para mais informações sobre a Universidade Europeia: www.europeia.pt
Para mais informações contactar:
Ana Santos | ana.santos@lift.com.pt | +351 914 409 595
Catarina Carvalho | catarina.carvalho@lift.com.pt |+351 910 780 601
Erica Macieira | erica.macieira@lift.com.pt | +351 910 549 515