“A Reinvenção das Espécies” é o mote da 3.ª edição que se realiza na Fundação Champalimaud, em Lisboa, dias 3 e 4 de setembro 2025;
Proposta de internacionalização do BOOK 2.0 surge num contexto em que o setor em Portugal está a crescer de forma sustentada, mas com desafios em torno do futuro do livro;
O evento, que se realiza sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, contará ainda com as intervenções de Analita Alves dos Santos, Carlos Fiolhais, Dino D’Santiago, Mariana Nunes, Mário Daniel, Nuno Crato e outros oradores nacionais;
Entre os oradores internacionais já confirmados estão Cassie Chadderton (Reino Unido), Daniel Benchimol (Espanha), Gvantsa Jobava (Geórgia), Johan Pehrson (Suécia), José Eduardo Agualusa (Angola), Meg Jay (EUA), Paula Pimenta (Brasil), Pedro Pacífico (Brasil);
Lisboa, 10 de julho de 2025 – A APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros apresentou hoje a 3.ª edição do BOOK 2.0 – O Futuro da Leitura, que se realiza nos dias 3 e 4 de setembro de 2025, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. Durante a conferência de imprensa, foi reforçada a relevância do BOOK 2.0 como um pilar de uma estratégia nacional para a leitura e a literacia em Portugal, num país que detém os índices entre os mais baixos da Europa, apesar dos avanços no acesso à educação e da riqueza da nossa produção editorial.
Com duas edições já consolidadas e resultados visíveis nas medidas implementadas a nível nacional, o BOOK 2.0 pretende ir mais além de Portugal, numa estratégia anunciada esta tarde pela APEL, de internacionalizar o evento para outras geografias:
“Vivemos um momento decisivo para o setor do livro em Portugal. O crescimento continuado do mercado livreiro nacional num contexto internacional de incerteza e com alguns países europeus a darem sinais de estagnação, e até de contração, os desafios comuns a outros países e a outras línguas e o reconhecimento internacional do BOOK 2.0, mostram que estamos a criar um modelo de debate e discussão replicável e útil a outras geografias. Estamos a trabalhar ativamente para que o BOOK 2.0 possa, em breve, ter uma edição fora de Portugal. O objetivo é reforçar a cooperação internacional no setor editorial e livreiro e posicionar a leitura e a defesa das línguas como uma causa de política cultural comum na Europa”, afirma Miguel Pauseiro, presidente da APEL.
“A leitura não existe de forma isolada: é parte de algo maior. De um ecossistema onde a cultura, a literacia e a educação se entrelaçam e se reforçam mutuamente. E no centro de tudo isso, está o livro. É, por isso, que um país que valoriza o livro é um país que compreende que educar não é apenas transmitir conhecimento, mas também formar espírito crítico, sensibilidade e imaginação. Uma sociedade que lê é uma sociedade mais preparada, mais livre e mais consciente das escolhas que faz”, afirmou a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, que marcou presença no evento de apresentação.
A 3ª edição do BOOK 2.0 surge num contexto de forte entusiasmo em torno do livro em Portugal. Segundo os dados mais recentes da GfK – an NIQ company, o mercado livreiro português registou em 2024 um crescimento de 9% em valor face a 2023, totalizando cerca de 14 milhões de unidades vendidas, incremento que se mantém equivalente no 1.º semestre de 2025. A ficção foi o segmento que mais cresceu, com aumentos significativos tanto na literatura como na ficção infantojuvenil, alavancados pelo envolvimento de leitores mais jovens e pela relevância das redes sociais como canal de descoberta e recomendação.
O número de novos títulos publicados também aumentou, sinalizando a confiança e o investimento contínuo das editoras num momento de continuada vitalidade para o setor. Apesar destes indicadores positivos, a APEL sublinha que esta trajetória de crescimento precisa de ser consolidada com políticas estruturais de promoção da leitura e acesso ao livro.
Um mote provocador para um tempo de transformação: “A Reinvenção das Espécies”
Sob o mote “A Reinvenção das Espécies”, esta edição propõe uma reflexão sobre como o livro, a leitura e o conhecimento se devem adaptar e reinventar num tempo de inteligência artificial, aceleração digital e urgência ecológica. Com um programa que percorre três grandes eixos — a reinvenção do livro, da leitura e do potencial humano — o BOOK 2.0 reforça o seu papel enquanto fórum internacional de ideias, investigação e ação, apresentado diferentes perspetivas, tendências e desafios que o setor enfrenta.
O BOOK 2.0 assume-se como uma plataforma plural de diálogo, pensamento crítico e construção de soluções, reunindo autores, editores, educadores, decisores políticos, cientistas, líderes de opinião, especialistas e jovens num espaço comum. Entre os temas em destaque estão o impacto da inteligência artificial nas práticas editoriais e no cérebro humano, o uso das plataformas digitais e os direitos de autor, a valorização das livrarias e bibliotecas como espaços culturais, o papel da leitura na saúde mental, o desafio dos jovens e da leitura, a valorização da língua portuguesa num mercado globalizado e as políticas públicas de literacia em contexto europeu.
Entre os oradores internacionais já confirmados estão Johan Pehrson, ex-Ministro da Educação da Suécia, que participará num painel sobre políticas públicas e literacia como missão coletiva europeia; Gvantsa Jobava, presidente da IPA - International Publishers Association, que abordará a nova missão global da organização e a importância da coesão internacional do setor; Pedro Pacífico, criador do perfil Bookster e referência na promoção da leitura junto de públicos jovens nas redes sociais; Meg Jay, psicóloga clínica e autora de “A Idade Decisiva”, que explorará o impacto do tempo e da tecnologia na formação de hábitos de leitura; Lucia Dellagnelo, Diretora Adjunta para a Educação e Skills da OCDE, numa conversa sobre a importância da literacia e da educação como pilares base de uma sociedade crítica e informada.
Cassie Chadderton, CEO do World Book Day no Reino Unido, apresentará estratégias de incentivo à leitura por prazer entre crianças e jovens; Paula Pimenta, escritora brasileira que trará a visão da adaptação dos livros para séries de televisão; José Eduardo Agualusa, jornalista, autor e editor angolano numa sessão sobre a força da língua Portuguesa no mundo - a 5.ª língua mais falada no mundo, a 3.ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta; Sonia Draga, Presidente da Federation of European Publishers com a apresentação da missão e manifesto dos editores europeus; Enrique Martinez, CEO da Fnac Darty um dos maiores grupos de retalho na Europa e Ingo Kretzschmars, CEO da Thalia Bücher uma das maiores cadeias de livrarias na Alemanha, ambos numa conversa sobre os desafios e oportunidades do setor editorial e dos novos formatos de leitura e de edição, moderado por Carlo Carrenho, consultor e especialista editorial; e Daniel Benchimol, para uma masterclass sobre o impacto da inteligência artificial generativa na indústria editorial.
Entre os participantes nacionais já confirmados, destacam-se nomes como Nuno Crato, ex-Ministro da Educação e Ciência e Diretor da Iniciativa Educação da Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos; Dino D’Santiago, músico e fundador do projeto Lisboa Criola, numa sessão sobre a importância da expressão através da música e das palavras; Carlos Fiolhais, físico e professor universitário, que trará a perspetiva da ciência para a sustentabilidade e a produção editorial; Mariana Nunes, criadora de conteúdos digitais e da página de bookstagram ‘Chronicles of Mariana Nunes’; Analita Alves dos Santos, escritora, mentora e ativista literária, que refletirá sobre como contar histórias pode ser um ato de resistência e inclusão; Fernanda Freitas, Fundadora da Associação Nuvem Vitória que destacará o impacto comprovado de contar histórias na saúde e em cenários de doença; Dinis Machado e Elisabete Machado, Fundadores da livraria ‘The Poets & Dragons Society’; André Novais de Paula, Presidente da Associação Portuguesa de Marketing Directo e Digital e Joana Pinto, Advogada e Sócia da Antas da Cunha ECIJA para um debate sobre os desafios das plataformas digitais, inteligência artificial e marcos legais aplicáveis a temas de direitos de autor; o ilusionista Mário Daniel; e de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, para encerrar o 1.º dia do evento, reforçando o compromisso nacional com a promoção da leitura e da literacia.
O BOOK 2.0 será também o palco da apresentação da nova edição do estudo “Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, desenvolvido pela GfK – a Nielsen Company para a APEL. A versão de 2024 revelou que 73% dos portugueses afirmam ter hábitos de leitura, com especial destaque para o crescimento entre os mais jovens, que foram também os que mais livros compraram. A nova edição permitirá atualizar esta fotografia nacional e contribuir para uma agenda de políticas públicas mais informada, eficaz e próxima da realidade.
Participação gratuita e aberta ao público
O BOOK 2.0 2025 conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Plano Nacional de Leitura, Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX, Junta de Freguesia de Belém, Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação, International Publishers Association, World Literacy Foundation, Federation of European Publishers, European and International Booksellers Federation, Publishing Perspectives, Clube das Mulheres Escritoras, Núvem Vitória, Tale House, C.Santos VP e Altis Belém, tendo como parceiro estratégico e produção a Vanilla Project – Inspiring Change.
Inscrições Abertas
A participação no BOOK 2.0 é gratuita e requer inscrição prévia através do site oficial AQUI.
Site e Redes Sociais do BOOK 2.0
Site - https://book.apel.pt/
Instagram - https://www.instagram.com/book2.0_apel/
LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/book20apel/
Facebook - https://www.facebook.com/book20apel/
YouTube - https://www.youtube.com/@Book2.0_APEL
TikTok - https://www.tiktok.com/@apel_book
Promo Vídeo 2025
Para mais informações, contactar:
Tânia Miguel – tania.miguel@lift.com.pt +351 918 270 387
Raquel Campos – raquel.campos@lift.com.pt +351 918 654 931