“A Reinvenção das Espécies” é o mote da 3.ª edição que se realiza na Fundação Champalimaud, em Lisboa, nos dias 3 e 4 de setembro;
Evento promove reflexão sobre a literacia e apresenta a nova edição do estudo nacional sobre os hábitos de compra e leitura dos portugueses;
Lisboa, 26 de junho de 2025 – Estão oficialmente abertas as inscrições para o Book 2.0, o maior evento dedicado à leitura, literacia e ao futuro dos livros. A terceira edição realiza-se nos dias 3 e 4 de setembro de 2025, pela primeira vez na Fundação Champalimaud, em Lisboa, sob o mote “A Reinvenção das Espécies”, propondo uma reflexão sobre os desafios e a evolução da leitura num tempo marcado pela inteligência artificial, a sustentabilidade e a transição digital.
Promovido pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, o BOOK 2.0 afirma-se como uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento cultural e educativo do país, reunindo especialistas nacionais e internacionais, autores, professores, investigadores, decisores políticos e líderes de opinião em torno de um debate plural e transversal.
O BOOK 2.0 propõe-se como um espaço de encontro de perspetivas, aberto ao setor e ao público geral, num ambiente dinâmico, acessível e inspirador. Com atividades pensadas para todos os públicos, o evento reforça o seu compromisso de aproximar o livro da sociedade e de estimular novas formas de pensar e aceder ao conhecimento. A programação inclui conversas com vozes nacionais e internacionais, performances ao vivo e momentos de inspiração que celebram a cultura e o poder transformador dos livros.
Assente nos pilares do conhecimento e da literacia, o BOOK 2.0 2025 explora de que forma os livros, a tecnologia e o pensamento humano se entrelaçam na construção de uma sociedade mais informada, crítica e consciente. Os livros são aqui apresentados como ferramentas essenciais para aceder ao conhecimento e desenvolver o potencial humano, com a leitura e a educação no centro do nosso futuro coletivo.
O BOOK 2.0 regressa, pelo terceiro ano consecutivo, com a apresentação do estudo “Hábitos de Compra e Leitura em Portugal”, um retrato atual e aprofundado das dinâmicas de leitura dos Portugueses e da evolução do mercado livreiro nacional com o objetivo de apoiar a definição de estratégias no setor. Em 2024, sete em cada dez portugueses (73%) afirmaram ter hábitos de leitura, com uma média de 5,6 livros lidos por pessoa por ano. Lançado pela primeira vez em 2023, o estudo já então revelava sinais positivos: 65% dos portugueses disseram ter comprado livros, com uma média de 7,9 livros lidos por leitor. Apesar dos avanços, os dados mostram que uma parte significativa da população ainda não lê regularmente. Esta edição permitirá acompanhar esta evolução e identificar novas tendências com impacto na educação, bibliotecas, mercado editorial e políticas públicas de literacia.
Esta é uma edição que abre espaço ao pensamento crítico, à imaginação e ao diálogo. Um momento para refletir sobre o que nos transforma e sobre como podemos, juntos, repensar o futuro da leitura. Acreditamos que esse futuro se constrói com a participação de todos, num debate e reinventar o futuro da leitura, o futuro dos livros.
As inscrições no BOOK 2.0 abrem hoje. Inscreva-se AQUI.
Brevemente será anunciado o programa e oradores que marcarão presença no evento.
Mais informações em breve no site do evento www.book.apel.pt.
Vídeo Promocional BOOK 2.0 2025
Parceiros 2025: Uma missão coletiva pelo futuro dos livros, da leitura e da literacia
A edição de 2025 do BOOK 2.0 conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Plano Nacional de Leitura, DGLAB, Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX, Junta de Freguesia de Belém, Teresa e Alexandre Soares dos Santos Iniciativa Educação, International Publishers Association, World Literacy Foundation, Federation of European Publishers, European and International Booksellers Federation, Publishing Perspectives, Clube das Mulheres Escritoras, Núvem Vitória, Tale House, C. Santos VP, e Altis Belém, tendo como parceiro estratégico e produção a Vanilla Project – Inspiring Change.
Inscrições Abertas
A participação no BOOK 2.0 é gratuita e requer inscrição prévia através do site oficial AQUI.
Site E Redes Sociais do Book 2.0
Site - https://book.apel.pt/
Instagram - https://www.instagram.com/book2.0_apel/
LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/book20apel/
Facebook - https://www.facebook.com/book20apel/
YouTube - https://www.youtube.com/@Book2.0_APEL
TikTok - https://www.tiktok.com/@apel_book
Para mais informações, contactar:
Tânia Miguel – tania.miguel@lift.com.pt +351 918 270 387
Raquel Campos – raquel.campos@lift.com.pt +351 918 654 931