95.ª edição realiza-se de 04 a 22 de junho no Parque Eduardo VII
A Feira do Livro de Lisboa está de regresso ao Parque Eduardo VII, entre os dias 4 e 22 de junho, com a promessa de consolidar o novo modelo implementado no ano passado, que privilegia a experiência qualitativa dos visitantes. Com mais praças, um percurso mais fluído e espaços reorganizados, a edição de 2025 reforça a ambição de proporcionar uma vivência mais confortável, acessível e culturalmente rica, com Lisboa como cenário privilegiado.
Realizada exclusivamente em junho, este ano a Feira coincide com três feriados e respetivas vésperas, potenciando momentos de lazer em família e entre amigos. Além disso, o novo calendário favorece a presença dos jovens do ensino secundário, que estarão livres de compromissos escolares e mais disponíveis para visitar o evento.
“Com esta edição, consolidamos o modelo introduzido no ano passado, com mais praças, maior fluidez no percurso e uma programação ainda mais diversificada. Mais do que crescer em dimensão, quisemos crescer em qualidade, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora, confortável, acessível e inspiradora. Acreditamos que a Feira do Livro deve ser, acima de tudo, uma vivência memorável que aproxime cada vez mais os leitores do livro, dos autores e da cidade,” afirma Miguel Pauseiro, Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
“A Feira do Livro é um dos momentos culturais mais marcantes da cidade e um exemplo de como Lisboa sabe acolher a cultura de forma viva e próxima. Esta edição reforça a experiência de quem a visita, num ambiente pensado para as famílias, para os jovens e para todos os que encontram nos livros um espaço de descoberta e encontro,” sublinha Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Este ano, a sustentabilidade ganha ainda mais protagonismo com a parceria entre a Feira do Livro de Lisboa e a The Navigator Company, intitulada “Vamos plantar livros”. Estima-se que, ao longo do evento, sejam vendidos cerca de 700 mil livros. Para corresponder simbolicamente ao impacto desta produção, foram já plantadas ou replantadas cerca de 7.000 árvores. Este gesto simbólico representa um círculo virtuoso entre leitura e sustentabilidade: quanto mais livros são comprados, mais árvores são plantadas. Ler torna-se, assim, um ato que liga conhecimento, cultura e responsabilidade ambiental, reforçando a visão de uma Feira que não só celebra a literatura, como contribui para um futuro mais verde.
Mais cultura, mais conforto, mais tempo para viver os livros
Mantêm-se os 350 pavilhões, com cinco novos participantes, num modelo mais criterioso e qualitativo. Estão até ao momento confirmadas 963 marcas editoriais e mais de 85.000 títulos distintos, tornando esta a livraria com maior oferta do país.
A Feira terá sete praças, com a introdução da nova Praça Verde, o que permitirá acolher ainda mais eventos. Ao longo dos 19 dias, estão para já programados 2.000 eventos — número que deverá ultrapassar os 3.200 da edição anterior — incluindo sessões de autógrafos, apresentações de livros e debates. Destaque ainda para a crescente presença de autores internacionais, num movimento que reforça a dimensão global da Feira como evento de referência no setor editorial.
Na componente musical, regressam os concertos de sexta-feira à noite, às 22h00, no Auditório Norte, com atuações intimistas e de grande qualidade, entre elas a de Teresa Salgueiro.
Literatura para todas as idades
A programação infantil ganha mais espaço e estrutura, com a renovação do equipamento da Câmara Municipal de Lisboa, onde as Bibliotecas de Lisboa (BLX), promoverão oficinas e leituras encenadas. Mantém-se a parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), com destaque para o Consultório de Leitura e sessões de clubes de leitura para crianças, jovens e famílias.
Uma das iniciativas mais acarinhadas — o "Acampar com Histórias" — regressa em parceria com as BLX, agora na Estufa Fria, permitindo a 25 crianças (por sessão) entre os 8 e os 10 anos dormir entre livros, longe dos ecrãs, num ambiente mágico. A iniciativa decorre às sextas e sábados, mediante inscrição, com um custo de 20€.
Acessível, inclusiva e com novas soluções de mobilidade
A Feira continua a apostar na acessibilidade universal, com novos acessos revistos e melhorados para pessoas com mobilidade condicionada, reforço das casas de banho adaptadas e zonas de muda-fraldas, bem como formação específica ao staff da organização e dos participantes sobre acessibilidade. O site da Feira conta com uma página dedicada com sugestões para planear a visita, incluindo percursos acessíveis e eventos com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Mantém-se a parceria com a ColorAdd, com sinalética adaptada para daltónicos, integrada nos mapas e nas praças da programação.
No capítulo da mobilidade urbana, a Telpark é o novo parceiro oficial, oferecendo aos visitantes da Feira 20% de desconto no parque de estacionamento do Marquês de Pombal, através da app Telpark (Entrada Express). O parque tem mais de 1.000 lugares, postos de carregamento elétrico e acesso pedonal direto ao recinto.
A Gira – Bicicletas de Lisboa mantêm-se como parceiro de mobilidade, promovendo deslocações sustentáveis até ao recinto da Feira, com várias estações disponíveis nas imediações.
Mais serviços, mais sustentabilidade, mais partilha
O serviço de bengaleiro volta a disponibilizar o envio de livros por correio e o armazenamento temporário de objetos, permitindo aos visitantes circular com maior conforto. A área de restauração cresce com 10 conceitos novos e maior diversidade gastronómica, alinhando-se com a aposta numa experiência mais completa.
Regressa também a iniciativa Doe os seus livros, promovida com a Entrajuda, que incentiva a partilha e o acesso à leitura e que desde 2015 já recolheu mais de 330 mil livros. Em colaboração com a Sociedade Ponto Verde, haverá ações de sensibilização para a importância da reciclagem durante todo o evento.
Horário:
Abertura | Encerramento | |
2.ª a 5.ª feira | 12h00 | 22h00 |
6.ª feiras e vésperas de feriado | 23h00 | |
Sábados | 10h00 | |
Domingos e feriados | 22h00 |
Contactos para imprensa:
Lift Consulting
Tânia Miguel | tania.miguel@lift.com.pt | 918 270 387
Raquel Campos | raquel.campos@lift.com.pt | 918 654 931