A Inteligência Artificial (IA) está a criar, em todos os setores, uma transformação fundamental, viabilizando novos use cases e impulsionando resultados de negócio. Embora as organizações reconheçam o valor e o potencial da IA, para que seja verdadeiramente eficaz, esta deve ser adaptada às necessidades específicas de cada indústria.
Nesse sentido, a Microsoft apresenta agora estes modelos adaptados para organizações parceiras líderes nos setores em que atuam e que estão a aproveitar o poder da família Phi de pequenos modelos de linguagem (SLMs) da Microsoft. Estes modelos estarão disponíveis através do catálogo de modelos de IA do Azure, onde os clientes podem aceder a uma vasta gama de modelos de IA para criar soluções personalizadas no Azure AI Studio, ou diretamente através dos parceiros Microsoft. Os modelos disponíveis no catálogo também podem ser utilizados para configurar agentes no Microsoft Copilot Studio, uma plataforma que permite aos utilizadores criar, personalizar e implementar agentes com tecnologia de IA, que podem ser aplicados aos principais use cases de um setor para responder às suas necessidades mais prementes. São estas:
- A Bayer, uma empresa global com competências centradas nas ciências da vida, nas áreas da saúde e agricultura, irá disponibilizar o E.L.Y. Crop Protection no catálogo de modelos de AI do Azure. Este é um SLM projetado para melhorar a utilização sustentável, bem como a aplicação, conformidade e conhecimento sobre a proteção de culturas no setor agrícola. Desenvolvido com base na inteligência agrícola da Bayer e treinado com milhares de perguntas reais relacionadas com os rótulos de proteção de culturas da empresa, o modelo oferece às entidades agrícolas, aos seus parceiros e programadores uma ferramenta valiosa para personalizar soluções que respondam a necessidades específicas nos ramos da alimentação e agricultura. O modelo destaca-se pelo seu compromisso com padrões responsáveis de IA, pela sua escalabilidade para operações agrícolas de diferentes tipos e dimensões, e pelas capacidades de personalização, que permitem às organizações adaptar o modelo a requisitos regionais e específicos de cada tipo de cultura.
- A Cerence, que desenvolve experiências de utilizador intuitivas e ininterruptas, integradas e baseadas em IA para os principais fabricantes de automóveis do mundo, está a aperfeiçoar a sua tecnologia de assistente digital para veículos com SLMs incorporados no hardware dos veículos. O CaLLM™ Edge, um SLM específico e integrado para a indústria automóvel, estará disponível no catálogo de modelos de AI do Azure. Este modelo pode ser utilizado para controlar funções do carro, como ajustar os sistemas de ar condicionado, e em cenários em que a conectividade com a cloud seja limitada ou inexistente, permitindo aos condutores acederem a experiências ricas e responsivas, semelhantes às oferecidas por LLMs baseados na cloud, independentemente do local onde se encontrem.
- A Rockwell Automation, líder global em automação industrial e transformação digital, vai providenciar conhecimento especializado em IA industrial através do catálogo de modelos de IA do Azure. O modelo FT Optix Food & Beverage traz os benefícios das capacidades específicas do setor para os trabalhadores da linha da frente no fabrico, apoiando a resolução de problemas de ativos no domínio dos alimentos e bebidas. O modelo fornece recomendações, explicações e conhecimentos sobre processos de fabrico, máquinas e inputs específicos aos trabalhadores e engenheiros.
- A Saifr, uma RegTech dentro da incubadora de inovação Fidelity Investments, Fidelity Labs, irá introduzir quatro novos modelos no catálogo de modelos de AI do Azure, capacitando as instituições financeiras para gerir melhor a conformidade regulatória nas comunicações de corretoras e na publicidade de consultores de investimento. Os modelos são capazes de identificar possíveis riscos de conformidade regulatória em texto (modelo Retail Marketing Compliance) e em imagens (modelo Image Detection); explicar os motivos de determinado conteúdo ter sido sinalizado (modelo Risk Interpretation), e sugerir linguagem alternativa para estar em conformidade (modelo Language Suggestion). Em conjunto, estes modelos podem melhorar a conformidade regulatória, funcionando como um conjunto adicional de "olhos" para revisão e contribuindo assim para a eficiência ao acelerar os prazos de revisão e o tempo de entrada no mercado.
- A Siemens Digital Industries Software, que apoia organizações de todas as dimensões na transformação digital através de software, hardware e serviços da plataforma empresarial Siemens Xcelerator, está a lançar um novo Copilot para o software NX X. Este Copilot utiliza um modelo de IA adaptado que permite aos utilizadores fazer perguntas em linguagem natural, aceder a informações técnicas detalhadas e simplificar tarefas de design complexas, acelerando e tornando mais inteligente o desenvolvimento de produtos. O Copilot fornecerá recomendações baseadas em IA e boas práticas aos designers CAD, otimizando o processo de design dentro da experiência do NX X, o que contribuirá para os engenheiros implementarem boas práticas de forma mais rápida, garantindo a qualidade esperada desde o design até à produção. O Copilot NX X estará disponível no Azure Marketplace e noutros canais.
- A Sight Machine, líder em manufatura orientada por dados e IA industrial, irá lançar o Factory Namespace Manager no catálogo de modelos de AI do Azure. Este modelo analisa os dados existentes das fábricas, aprende os padrões e regras por detrás das convenções de nomenclatura e traduz automaticamente os nomes dos campos de dados para formatos corporativos padronizados. Esta tradução prepara o universo de dados das fábricas para a utilização de IA, permitindo aos fabricantes otimizar a produção e uso de energia nas unidades, equilibrar a produção com a logística da cadeia de abastecimento e a procura, e integrar os dados das fábricas com os sistemas corporativos de dados para uma otimização end-to-end. Uma das empresas que planeia utilizar o Factory Namespace Manager para mapear de forma eficiente os seus extensos dados de PLC e plant-floor é a empresa Swire Coca-Cola USA.
Para além disso, a Microsoft incentiva a inovação no ecossistema de open-source e está a disponibilizar cinco modelos Hugging Face que são aperfeiçoados para a sumarização e análise de sentimentos de dados financeiros.
Além disso, a Microsoft anunciou recentemente novos modelos de IA para os cuidados de saúde no Azure AI Studio. Estes modelos de imagiologia médica multimodal de última geração, criados em parceria com organizações como a Providence e a Paige.ai, permitem que as organizações de cuidados de saúde integrem e analisem uma variedade de tipos de dados, tirando partido da inteligência, em modalidades que não o texto, em especialidades como oftalmologia, patologia, radiologia e cardiologia.
Acelerar a transformação com os agentes do setor
A Microsoft disponibiliza também agentes de IA que são criados especificamente para cenários do setor. Disponíveis no Copilot Studio, esses agentes podem ser configurados para dar suporte às necessidades específicas do setor das organizações. Por exemplo, os retalhistas podem utilizar o Store Operations Agent para apoiar os colaboradores das lojas de retalho e o Personalized Shopping Agent para melhorar as experiências de compra dos clientes. Os fabricantes podem utilizar o Factory Operations Agent para aumentar a eficiência da produção e reduzir o tempo de inatividade, permitindo que os engenheiros e os trabalhadores da linha da frente identifiquem e resolvam rapidamente os problemas.
Toda esta inovação da IA não seria possível sem um património de dados sólido, uma vez que a IA só é tão boa quanto os dados em que se baseia. Ao garantir que os dados são precisos, acessíveis e bem integrados, as organizações podem desbloquear insights mais profundos e impulsionar uma tomada de decisão mais eficaz com a IA. O Microsoft Fabric, uma plataforma de dados criada para a era da IA, ajuda a unificar fontes de dados díspares e prepara os dados para análise avançada e modelagem de IA. Adicionalmente, oferece ainda soluções de dados do setor que respondem às necessidades exclusivas de cada organização, permitindo-lhe descobrir, implementar e fazer mais com a IA.
Na vanguarda da resposta às necessidades do setor com segurança
No centro da estratégia de IA da Microsoft está um compromisso com uma IA confiável. Este compromisso engloba a segurança, proteção e privacidade, garantindo que as soluções de IA são construídas com os mais elevados padrões de integridade e responsabilidade. A IA credível é fundamental para tudo o que se faz na empresa, desde a forma como trabalha com os clientes até às capacidades que incorpora nos seus produtos.
Na Microsoft, combina-se a experiência, conhecimentos e capacidades de IA da indústria com uma compreensão profunda dos desafios e objetivos dos clientes. Juntamente com um ecossistema de confiança de parceiros experientes, desbloqueia-se todo o potencial da IA para cada setor e negócio. O objetivo não passa apenas por disponibilizar ou implementar ferramentas de IA, mas ajudar os clientes a ser bem-sucedidos, incorporando a IA na essência do que cada setor faz.
A transformação da IA está aqui, e a Microsoft está na vanguarda desta revolução. À medida que continua a navegar nesta nova era de inovação, é evidente que a IA desempenhará um papel fundamental na definição do futuro dos negócios em todos os setores e que a Microsoft continuará a liderar o caminho. Para saber mais sobre como os clientes de uma diversidade de setores estão a transformar-se com a IA, visite: How real-world businesses are transforming with AI - with 40+ new stories - The Official Microsoft Blog.