· Organizado pela NTT DATA Foundation, os eAwards têm como objetivo promover o empreendedorismo tecnológico com impacto social.
· O vencedor pode receber até 110.000 euros: 10.000 euros da edição portuguesa, a que se somam 100.000 euros se vencer a final global.
· A FiberSight desenvolveu uma solução inovadora para otimizar o uso de recursos hídricos e reduzir o seu desperdício, contribuindo dessa forma para a sustentabilidade ambiental.
Lisboa, 21 de outubro de 2024 — A Fibersight é a grande vencedora da 24ª edição dos eAwards Portugal 2024, uma prestigiada distinção, que reconhece o melhor projeto e ou start-up por colocar a tecnologia ao serviço da sociedade. A atribuição do prémio decorre hoje no âmbito dos Entrepreneurship Awards, organizados pela Unicorn Factory Lisboa, com o apoio da NTT DATA.
Com a conquista do prémio nacional, a Fibersight, que foi uma das seis finalistas, ganha desde já 10.000 euros e um programa de aceleração, habilitando-se também a receber mais 100.000 euros se vencer a final global, que acontecerá durante a Innovation Week. O evento reúne empreendedores, especialistas e investidores de diversos países da Europa e América Latina para uma semana de troca de experiências, soluções, metodologias e networking.
A FiberSight desenvolveu uma solução inovadora para detetar de forma rápida e precisa fugas de água, assegurando também a monitorização eficiente da humidade do solo, o que reduz o desperdício e otimiza a utilização de recursos hídricos, contribuindo dessa forma para a sustentabilidade ambiental. O júri destacou a abordagem inovadora e o potencial de impacto da Fibersight, sublinhando que o projeto se destaca pela interseção de tecnologia avançada e benefício social.
Tiago Barroso, CEO da NTT DATA Portugal, afirma que "Os eAwards são um catalisador de soluções que promovem o bem comum e um espaço no qual os empreendedores podem dar a conhecer a forma como usam a tecnologia para resolver problemas sociais e ambientais. É sempre muito motivador assistir à forma entusiasmada como todos os finalistas acreditam nos seus projetos e como os defendem. Estamos orgulhosos pelo sucesso desta edição e muito expectantes relativamente ao futuro destes projetos, a quem desejamos muito sucesso, em particular ao da Fibersight, que tem ainda a final global dos eAwards pela frente.”
Nos últimos 23 anos, a NTT DATA FOUNDATION recebeu e apoiou mais de 9.000 projetos em todo o mundo e recebe cerca de 2.000 candidaturas anuais de projetos que procuram um novo impulso. Isto demonstra a relevância do prémio, mas também a qualidade do programa de aceleração e da plataforma de networking que os eAwards representam. Portugal já viu dois projetos vencerem a final internacional dos eAwards e outros dois receberem uma Menção Honrosa.
A NTT DATA Portugal colabora ativamente com a Fundação NTT DATA desde 2010, tendo concretizado várias iniciativas de responsabilidade social em parceria, nas áreas do desenvolvimento de talento, empreendedorismo e inovação, que se têm vindo a intensificar ao longo do tempo.
Conheça os finalistas dos eAwards Portugal 2024 aqui.
***
Sobre a Fundação NTT DATA
A NTT DATA Foundation nasceu em 2001 com o intuito de fomentar o empreendedorismo, estimular a inovação e promover o talento. Estes são os pilares que sustentam os diferentes programas que desenvolve e que maximizam o talento como motor do progresso.
Para mais informação contacte:
Lift Consulting
Ana Santos | ana.santos@lift.com.pt | 914 409 595
Tânia Miguel | tania.miguel@lift.com.pt | 918 270 387