Lisboa, 3 de outubro de 2024 – Empathia, um projeto inovador no setor imobiliário português, é lançado hoje com o objetivo de proporcionar uma solução transformadora para a população sénior. Numa altura em que o envelhecimento da população exige respostas inovadoras e humanizadas, a Empathia vem propor um modelo de venda da habitação própria, permitindo ao proprietário manter o usufruto da sua casa até ao fim da vida, proporcionando assim o aumento do bem-estar e da segurança financeira de quem vende, sem que, em consequência, tenha de fazer mudanças nos seus hábitos e costumes.
Com uma abordagem única e diferenciadora, a Empathia distingue-se no setor imobiliário ao criar uma ponte entre o mercado imobiliário e a melhoria da qualidade de vida, oferecendo aos proprietários a possibilidade de venderem as suas casas enquanto continuam a usufruir das mesmas. Esta venda, neste formato, vai permitir que muitas famílias sintam um outro desafogo financeiro, numa altura muito particular da sua vida, beneficiando do mesmo para poderem adquirir uma vasta gama de serviços de apoio às suas necessidades. Entre estes serviços – de escolha própria ou disponibilizados por via de acordos com parceiros da Empathia -, podemos tomar como exemplos o acesso a fundos de pensões (gerando complementos para a reforma), a cuidados de saúde, a assistência ao domicílio, a seguros, a serviços de personal care, entre muitas outras soluções que garantem maior conforto e segurança, e sempre à medida das necessidades de cada um.
A criação do projeto Empathia surge da necessidade de colmatar uma lacuna no mercado imobiliário português, que até agora não oferecia soluções concretas para a crescente população sénior, e que procura manter o seu conforto e segurança financeira numa fase adiantada da vida. “Ao vender a sua casa mantendo o usufruto, o proprietário assegura desde logo um complemento financeiro acrescido, numa fase muito importante da vida, transformando-o de imediato no aumento do seu conforto e bem-estar. Esta venda poderá ser transformada num complemento de reforma, na correção de um problema de saúde ou financeiro, em suprir uma necessidade, em ajudar financeiramente os seus descendentes, ou até, quem sabe, para cumprir alguns sonhos que até então não imaginava serem possíveis de serem concretizados. Isto, enquanto mantém o seu lar até ao fim dos seus dias”, explica Pedro Almeida Cruz, fundador e CEO do projeto.
“Com base nos valores de confiança, humanidade e empatia, a Empathia quer transformar-se numa referência no setor imobiliário. Num setor onde o foco está na casa a vender, nós distinguimo-nos por estarmos focados nas pessoas que nela habitam. É assim, através de relações próximas e personalizadas que a marca pretende destacar-se, entendendo e respondendo às necessidades emocionais e financeiras dos seus clientes, e ajudando-os a viver com maior tranquilidade e qualidade de vida”, acrescenta o responsável pelo projeto.
O modelo de negócio Empathia permite também, e em paralelo, desenvolver uma oportunidade única para investidores que pretendem adquirir imóveis com desconto, apurado pela longevidade do usufrutuário. O modelo atrai diversos perfis de investidores: desde indivíduos que procuram adquirir propriedades para futuro usufruto - em benefício próprio ou para oferecerem mais tarde aos seus descendentes - até investidores institucionais que pretendam formar portefólios de médio e longo prazo com ativos imobiliários de possível elevado potencial de valorização; ou ainda, entidades públicas que pretendam juntar habitações à sua capacidade construtiva atual, beneficiando, desta forma, de um maior número de habitações disponíveis para serem mais tarde entregues a novas famílias.
Segundo Pedro Almeida Cruz, a Empathia pretende, numa fase inicial, atuar nas principais áreas metropolitanas, onde o número de proprietários seniores com algum tipo de necessidades é mais elevado. “A expectativa é que, à medida que o projeto se desenvolva, outras regiões do país possam também beneficiar deste modelo, que visa não só a melhoria do bem-estar da população sénior, mas também da dinamização de um novo espaço no mercado imobiliário que até agora não estava explorado”, acrescenta.
Sobre a Empathia
Empathia é uma marca inovadora no setor imobiliário, registada na União Europeia e criada para transformar vidas através de soluções imobiliárias sustentáveis e personalizadas, com foco na melhoria da qualidade de vida da população sénior.