Depois de um verão bem aproveitado, a cidade de Lisboa traz um conjunto de opções de espaços ao ar livre e indoor ideias para um dia de trabalho fora do escritório (e do home office).
O verão está prestes a acabar, é hora de voltar à rotina de trabalho, mas ainda não está preparado/a para abandonar os momentos ao ar livre a aproveitar o bom tempo que se tem feito sentir?! Saiba que a solução pode estar no topo mais alto do edifício perto de sua casa, ou no recanto mais despercebido do seu bairro.
A verdade é que em Lisboa não faltam opções únicas onde pode, sempre que quiser, dar conta dos emails e tarefas laborais da semana enquanto usufrui de uma vista deslumbrante, conjugada com um refresco especial. Tem dúvidas? Nós damos-lhe a conhecer alguns destes spots:
1. Nada melhor do que arrancar com a rentreé num espaço que “cheira a verão”. Falamos do IDB Rooftop, um espaço descontraído no topo do IDB Lisbon – edifício localizado a poucos metros das estações de Metro de Moscavide e do Oriente – e uma opção perfeita para concluir as últimas horas do dia de trabalho e depois avançar para um sunset repleto de possibilidades, desde a prática de atividades desportivas como patins, basquetebol ou skating, até à degustação dos pratos e cocktails assinados pelo Chef Dedé, assim como outras atividades, como sessões de flash tattoo, cinema ao ar livre, mercados, entre outros.
2. Outra opção para trabalhar ao final da tarde é o 39 Degraus, o cine-gastro bar integrado na histórica Cinemateca de Lisboa, onde não só é possível aos visitantes envolver-se no espaço com forte ligação ao cinema português e à cultura lisboeta, como também convida cada um a viver uma experiência gastronómica seguida de uma sessão de cinema ao ar livre (opção disponível até setembro).
3. Se prefere passar o dia completamente fora do escritório e fora de casa, a esplanada da Cafetaria do Museu Gulbenkian, situada no coração de Lisboa, é uma excelente alternativa. Encontrará lá um espaço ideal à concentração, e totalmente imersivo na fauna e flora do Jardim Gulbenkian. Para os mais dispostos a um dia de trabalho totalmente diferente, este momento pode mesmo transformar-se num verdadeiro picnic, onde junta o seu PC e alguns aperitivos.
4. Continuando na temática da natureza, outro espaço a considerar é o Secret Garden LX, um verdadeiro jardim escondido junto ao Miradouro da Senhora do Monte, na zona da Graça (centro histórico de Lisboa). Até às 17 horas a entrada é totalmente gratuita, e, portanto, pode ser uma boa escolha para passar um dia de trabalho com uma vista desafogada para a cidade de Lisboa. No fim, pode ficar para desfrutar da programação cultural do espaço.
5. Uma outra opção a ter em conta é o Quiosque Acaso, um espaço descontraído em pleno jardim do Palácio Galveias, perto do Campo Pequeno, onde poderá fugir à agitação da cidade e ainda gozar de uma tarde de trabalho bem passada ao computador, acompanhado de uma boa bica ou de uma refeição ligeira.
Já para os dias de maior calor, que não o/a demovem de aproveitar para conhecer novos espaços enquanto trabalha, deixamos algumas sugestões indoor:
1. A dois passos do Castelo de São Jorge temos o Café da Garagem, um lugar verdadeiramente sui generis integrado no Teatro da Garagem (ou Teatro Taborda), onde pode facilmente abdicar de uma esplanada por uma imensa vitrine com vista para a icónica zona histórica de Lisboa enquanto trabalha, ao mesmo tempo que toma um chá ou um copo de vinho. No final do dia, não poderá perder atividades desde concertos de jazz, sessões de poesia, entre outros.
2. Por fim, uma outra sugestão para passar o dia de trabalho é o café The Royal Rawness, localizado no interior da Factory Lisbon, em pleno Beato, onde pode revitalizar as energias com uma experiência especial de degustação de café, desde o flat white ao long black, todos produzidos a partir de grãos de café importados dos quatro cantos do mundo para serem depois torrados e moídos no local. Nas horas de menor calor, poderá mesmo aproveitar a nova esplanada que este espaço oferece.