Jeff Goodell, Jeneva Rose, Nguyen Phan Que Mai, Narine Abgaryan, Galit Atlas e Wayne Holmes são algumas das personalidades internacionais que vão marcar presença na segunda edição do Book 2.0, nos dias 05 e 06 de setembro de 2024, no Museu do Oriente, em Lisboa. No panorama nacional, estarão presentes, naquele que é o maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa, nomes como Eduardo Sá, Isabel Machado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
Lisboa, 04 de julho de 2024
Dado o sucesso da primeira edição do Book 2.0, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) lança a segunda edição do maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa nos dias 5 e 6 de setembro de 2024, em Lisboa. Sob o tema #TheFutureOfReading, o Book 2.0 pretende colocar no centro do debate os principais desafios que o livro e a leitura enfrentam, apontando caminhos para os ultrapassar, através das vozes de grandes escritores e pensadores nacionais e internacionais da atualidade.
O evento enquadra-se num conjunto de iniciativas dinamizadas pela APEL, responsável também pela organização da Feira do Livro de Lisboa, com o objetivo maior de promover o livro e as atividades editorial, distribuidora e livreira. “Este é o momento para continuar a questionar, para defender novas e mais fortes políticas, para persistir e ser resiliente na definição do caminho para preservar o nosso legado e sabedoria”, afirma Pedro Sobral, Presidente da APEL.
“O Book 2.0 nasceu o ano passado e está de volta para reforçar a missão de promover os índices de leitura, da literacia e da educação em Portugal, identificando e promovendo ações concretas para o desenvolvimento da sociedade, da economia e do posicionamento do país no contexto europeu”, sublinha Pedro Sobral. A primeira edição do Book 2.0 contou, durante dois dias, com mais de 60 oradores e com mais de 500 participantes.
As inscrições abrem oficialmente hoje, são gratuitas e limitadas aos lugares existentes. O registo está disponível em book.apel.pt, bem como o programa dos dois dias e os oradores confirmados.
Este ano, o Book 2.0 volta a estar organizado por capítulos como um livro: Abertura – Prefácio; Capítulo 1 – O Futuro da Edição na Era Digital; Capítulo 2 – Da Pegada Ecológica ao Repensar a Diversidade; e Capítulo 3 – Educação como um Portal para o Potencial Humano; e Sumário – Compromissos Para O Futuro.
O Book 2.0 abre a sua segunda edição mergulhando na sua missão de escrever novas linhas. Linhas de reflexão sobre o melhor que os livros trazem e como podem prosperar no meio de um mundo cada vez mais digital, destacando a importância de uma sociedade bem informada e estruturada. Nesta sessão de abertura, além do presidente da APEL - que apresentará os resultados de mais um estudo sobre os hábitos de compra de livros em Portugal e que este ano irá abranger também os hábitos de leitura - estará também presente Nguyen Phan Que Mai (Vietname), autora do best-seller Quando as Montanhas Cantam, para abordar ‘O Poder dos Livros’ e Vanessa Portilla, COO da World Literacy Foundation (Reino Unido), que irá falar do tema ‘Mudar Vidas através da Literacia’.
Entra-se no 1º capítulo, O Futuro da Edição na Era Digital, onde se impõe perguntar: o que significa ser humano numa era digital? O que devemos preservar e onde nos é permitido inovar? Como é que a criatividade humana se entrelaça com a inteligência artificial? Como uma interação dinâmica entre o intelecto humano e os avanços tecnológicos afeta as nossas capacidades cognitivas? Como as redes sociais servem de plataforma para nos ligar? Como estamos a alterar a experiência de leitura?
A autora norte-americana dos best-seller internacionais The Perfect Marriage, One of Us is Dead e You Shouldn't Have Come Here, Jeneva Rose, estará presente para partilhar ‘Desafios de uma “Best-Seller” e o Poder do Digital’. Junta-se-lhe a arménia Narine Abgaryan para falar sobre ‘Inspiração sem Fim: Baseado em Histórias Reais’, autora de uma dúzia de livros de sucesso internacional, escritos em russo, incluindo a trilogia premiada e de sucesso nacional sobre Manunia, uma criança de 11 anos atarefada e problemática de uma pequena cidade arménia, Berd.
Durante a tarde, o Book 2.0 entra no capítulo Da Pegada Ecológica ao Repensar a Diversidade e vai debruçar-se sobre o desafio que é colocado à indústria editorial para repensar a sua pegada ecológica e a adotar a sustentabilidade como o novo caminho a seguir. Rachel Martin (Países Baixos), Diretora de Sustentabilidade Global na Elsevier, vai apresentar as primeiras recomendações do ‘Carbon Footprint Whitepaper’, que resulta de um estudo de medição da pegada carbónica da indústria editorial em Portugal. A ideia de realizar este estudo pioneiro surgiu precisamente na edição de 2023 do Book 2.0 - numa conversa com António Redondo, Presidente da Comissão Executiva da Navigator - tendo como objetivo obter dados precisos sobre o modo como se produzem os livros no país, a fim de determinar futuras mudanças que o coloquem, pelo menos neste setor, mais próximo do Net Zero.
Jeff Goodell, autor do best-seller O Calor É Que Te Vai Matar e presença assídua nos maiores canais de televisão norte-americanas para comentar questões relacionadas com a Energia e o Ambiente, vai certamente dar um contributo relevante sobre o impacto profundo das temperaturas em ascensão no nosso planeta. No mesmo painel, Eduardo Sá, Psicólogo clínico, Psicanalista, Professor e Autor, fará o Podcast “Porque Sim Não é Resposta” em direto do palco do Book 2.0.
A norte-americana Rachel Lynn Solomon, autora de livros como Fala com o Ex e Faça Chuva ou Faça Sol, vem falar sobre o tema ‘Inclusão: Somos Infinitos’. A Ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, será também entrevistada sobre a questão ‘Podem os jovens resolver os desafios da atualidade?’. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará o discurso de encerramento do primeiro dia desta edição do Book 2.0.
O segundo dia de evento arranca com o capítulo 3, Educação como um Portal para o Potencial Humano, onde os oradores vão debruçar-se sobre a forma como podemos e devemos preparar as gerações futuras para responder às questões mais complicadas que a humanidade alguma vez enfrentou. Como é que nos podemos tornar melhores humanos? O que é que significa ser feliz no século XXI? Precisamente para abordar este tema, o Book 2.0 traz a Portugal a norte-americana Galit Atlas, autora e psicanalista, para falar de ‘Herança Emocional: Como superar o legado do trauma, recuperar a sua vida e ser feliz’, contando também com a participação de Ricardo Costa, CEO Bernardo da Costa e Manuel Clemente numa conversa intitulada ‘Somos Verdadeiramente Felizes?’.
Neste dia, Wayne Holmes, Professor na Open University, em Londres, e consultor da UNESCO para IA e Educação, vem falar sobre ‘Inteligência Artificial na Educação: Ética, Direitos Humanos, Justiça Social’.
No plano nacional, o jornalista e autor José Rodrigues dos Santos, participa de forma virtual numa entrevista em direto sobre ‘Como pode o Romance contribuir para a Educação’. Noutro painel, Isabel Machado, autora portuguesa, e Luis Zueco (Espanha), abordarão o tema ‘Educação vista pelos olhos da História’.
À semelhança do ano anterior, e porque o Book 2.0 tem o propósito de gerar compromissos para o futuro, a manhã termina com um sumário, Compromissos Para O Futuro, que contará com a presença de vários oradores institucionais, estando para já confirmada a presença de Su Blackwell, artista de livros do Reino Unido, que vem falar sobre ‘Livros: A Escola dos Sonhos’, bem como do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, na cerimónia de encerramento.
Mais do que um evento, este é um convite para pegarmos na nossa caneta coletiva e participarmos de forma ativa enaltecendo o verdadeiro espelho da representação democrática, na procura de mais liberdade intelectual e sabedoria. Esta é uma história sobre a humanidade. Uma história que o Book 2.0 começou a escrever na sua edição inaugural, em 2023 e que pretende criar continuidade, pelo futuro dos livros, da literacia e da educação em Portugal e na Europa.
A edição de 2024 do Book 2.0 conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, e tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Oriente, International Publishers Association, World Literacy Foundation, C. Santos VP e Altis Belém, tendo como parceiro estratégico e produção a Vanilla Project.
Site e Redes Sociais do Book 2.0
https://book.apel.pt/
Instagram - https://www.instagram.com/book2.0_apel/
LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/book20apel/
X - https://twitter.com/Book20271226
Facebook - https://www.facebook.com/book20apel/
https://book.apel.pt/
Instagram - https://www.instagram.com/book2.0_apel/
LinkedIn - https://www.linkedin.com/company/book20apel/
X - https://twitter.com/Book20271226
Facebook - https://www.facebook.com/book20apel/
Vídeo Promocional Book 2.0 – Edição 2024 - https://youtu.be/AYm7-ajsZUk
Para mais informações, contactar:
Raquel Campos – raquel.campos@lift.com.pt – 918 654 931
Rita Santiago – rita.santiago@lift.com.pt – 918 655 125