A principal empresa europeia de alimentos congelados torna-se o primeiro fabricante a aderir à iniciativa “Move to -15°C”, uma coligação de todo o sector dedicada à redução das emissões de carbono nas cadeias de abastecimento de alimentos congelados a nível mundial.
Sobre a Nomad Foods
A Nomad Foods (NYSE: NOMD) é a principal empresa europeia de alimentos congelados. O portfólio de marcas icónicas da empresa, que inclui Birds Eye, Findus, iglo, Ledo e Frikom, faz parte das refeições dos consumidores há gerações, representando alimentos de excelente sabor que são convenientes, de alta qualidade e nutritivos. A Nomad Foods tem a sua sede no Reino Unido. Informações adicionais podem ser encontradas em www.nomadfoods.com.
Sobre a iniciativa “Move to -15°C”
Estabelecida em 2023, a iniciativa “Move to -15°C” tem como objetivo redefinir os padrões de temperatura dos alimentos congelados para reduzir os gases com efeito de estufa, diminuir os custos da cadeia de abastecimento e garantir os recursos alimentares globais. Foi fundada na sequência do lançamento do relatório Three Degrees of Change, um documento académico apoiado pela empresa de logística global, DP World, e apresentado por especialistas do Instituto Internacional de Refrigeração, com sede em Paris, da Universidade de Birmingham e da London South Bank University, entre outros.
O relatório concluiu que uma mudança de -18°C para -15°C poderia ter um impacto ambiental significativo sem comprometer a segurança alimentar. As suas conclusões indicam que esta pequena mudança de temperatura poderia:
- Poupar 17,7 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano, o equivalente às emissões anuais de 3,8 milhões de automóveis por ano.
- Poupar energia de cerca de 25 terawatts/hora (TW/h) - equivalente a 8,63% do consumo anual de energia do Reino Unido.
- Reduzir os custos na cadeia de abastecimento em, pelo menos, 5% e, nalgumas áreas, até 12%. Reconhecendo que uma mudança nos padrões de temperatura global requer um esforço coletivo, a Coligação pretende reunir os principais intervenientes na cadeia de abastecimento alimentar global para colaborar e explorar opções viáveis para uma mudança para -15°C.
Para saber mais ou aderir à iniciativa "Move to -15°C", visite: www.movetominus15.com
Sobre a Campden BRI
Com mais de 3.000 empresas associadas em 80 países, a Campden BRI (www.campdenbri.co.uk) é o parceiro técnico independente de confiança e de primeira escolha para a indústria alimentar e de bebidas, trabalhando com todos os 10 principais retalhistas do Reino Unido, os 15 principais fabricantes mundiais de alimentos e bebidas e muitas das maiores marcas do mundo. Com os seus mais de 250 peritos técnicos de renome mundial no Reino Unido e na Europa, ajuda a tornar os alimentos mais seguros, saborosos, saudáveis, económicos, sustentáveis, convenientes e inovadores, com base no investimento em investigação e ciência significativas.
O Campden BRI oferece uma vasta gama de serviços e produtos, incluindo consultoria, análises e testes, resolução de problemas e aconselhamento em matéria de processamento e fabrico, formação e legislação, serviços de aconselhamento regulamentar e de rotulagem. Os membros e clientes beneficiam de instalações líderes na indústria para análise, desenvolvimento de produtos e processos e estudos sensoriais e do consumidor, que incluem uma divisão especializada em fabrico de cerveja e vinho.
Notas aos editores
O objetivo do estudo piloto da Nomad Foods/Campden BRI era identificar o potencial para aumentar a temperatura a que os alimentos congelados são armazenados em grande escala, sem reformular os produtos. O piloto de dezoito meses foi realizado entre novembro de 2022 e maio de 2024, com resultados medidos para armazenamento a -18ºC, -15ºC, -12ºC e até -9ºC.
O projeto-piloto centrou-se em oito áreas-chave em 13 testes individuais:
- Microbiológico
- Sensorial
- Análise da textura
- Rancidez oxidativa
- Perda por gotejamento
- Nutrição
- Consumo de energia
- Impacto da embalagem
Foram testados nove produtos congelados:
- Frango panado
- 2 tipos de douradinhos (paloco selvagem e peixe-panga de viveiro)
- Filetes de salmão
- Ervilhas
- Folhas de espinafre
- Mistura de vegetais
- Almôndegas à base de plantas
- Pizza Margherita
Em 2022, a Nomad Foods publicou os resultados de um estudo de avaliação do ciclo de vida revisto por pares, líder no sector, que compara uma gama de alimentos congelados com as suas alternativas. Mais pormenores sobre o estudo e o relatório técnico de 100 páginas estão disponíveis online.