28 de maio de 2024 - Os líderes da indústria avaliaram o foco dos países mediterrânicos na definição de estratégias ambiciosas de descarbonização, com o objetivo de cumprir as metas de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até 2030 e integrar as energias renováveis na rede, nomeadamente, as bolsas de eletricidade verde que representam um investimento significativo em infraestruturas.
Foram oradores neste painel:
• André Anacleto, Partner, McKinsey & Company (Moderador)
• Grammenos Mastrojeni, Secretário-Geral Adjunto, União para o Mediterrâneo
• Leila Benali, Ministra para a Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável de Marrocos
• Jerónimo Cunha, Diretor-geral, Direção de Energia e Geologia, Portugal
• M. Tarik Hamane, CEO em exercício, Masen, Marrocos
• João Emanuel Afonso, Diretor, REN
Principais tópicos em discussão:
• Quais são os principais desafios e oportunidades para a interligação energética?
• Como é que as interligações levarão a integração de energia renovável às redes elétricas?
• Como tem sido o progresso destes planos de ação?
Alguns contributos e ideias partilhadas durante esta sessão:
“Temos que triplicar o investimento em energias renováveis e aumentar cinco vezes o investimento nas redes até 2030, para suportar o enorme desenvolvimento das renováveis e as suas aplicações”.
Leila Benali, Ministra para a Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável de Marrocos
“A Europa está a entrar em duas zonas climáticas, o que significa que os nossos interesses divergem. Pode parecer um pouco antropológico, mas não é.”
Grammenos Mastrojeni, Secretário-Geral Adjunto, União para o Mediterrâneo
“Os governos têm que tomar decisões e precisamos que os governos cumpram as suas decisões”
Jerónimo Cunha, Diretor-geral, Direção de Energia e Geologia, Portugal
“Marrocos foi pioneiro na transição energética. A partir de 2009, estabelecemos uma visão clara com uma meta clara de atingir pelo menos 52% da nossa capacidade instalada até 2030.”
“Investimos quase mil milhões de euros por ano nas energias renováveis, mas também na modernização da rede para ligar todos estes pontos.”
M. Tarik Hamane, CEO em exercício, Masen, Marrocos
“Não é apenas o operador da rede. Não são apenas as autoridades. Cada um de nós, nas nossas casas, nos nossos países, tem que compreender que este é um esforço conjunto para realmente construir este novo desafio de concretizar uma transição energética muito forte.”
João Emanuel Afonso, Diretor, REN
"A transição energética em Portugal e Espanha visa não só a descarbonização, mas também o crescimento económico através de indústrias novas e expandidas, potencialmente criando mais de 1,5 milhões de empregos. Aproveitar recursos naturais como 300 dias ensolarados anuais (reduzindo os custos solares em 45% em comparação com a média da UE) e uma quantidade significativa de terras não utilizadas, estes países estão preparados para liderar em energia verde. A chave para permitir isso são investimentos substanciais na modernização da rede e nas metas de capacidade de interconexão estabelecidas até 2030, com base nas ligações existentes com a França e Marrocos."
André Anacleto, Partner, McKinsey & Company (Moderador)
A Lisbon Energy Summit & Exhibition é a plataforma líder de confiança para as perceções, conhecimentos e análises que apoiam a cadeia global de valor de gás natural liquefeito, gás e energia na região. A 2ª edição reunirá 3.000 participantes e mais de 250 palestrantes de mais de 90 países, e oferecerá 3 dias de sessões com conferências, eventos de networking e uma exposição global com as mais recentes inovações.
Entre as novidades para esta edição, estão a conferência sobre Tecnologia Climática, uma zona alargada dedicada às soluções de Hidrogénio e Descarbonização, e a zona de Inovação e Solar, oferecendo uma plataforma única para exposição das novas tecnologias, além de debates, entrevistas e acompanhamento da discussão em torno dos principais desafios que a indústria enfrenta, com base em métodos testados e comprovados que promovem a participação do público, permitindo que os participantes interajam com os palestrantes e façam as perguntas que mais lhes interessam.
Sobre a Cimeira da Energia de Lisboa 2024
Para mais informações, visite o website lisbonenergysummit.com. e siga as redes sociais utilizando #LisbonEnergySummit.
Sobre a DMG Events
Com sede no Dubai, Emirados Árabes Unidos, desde 1989, com escritórios no Canadá, Egito, Nigéria, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Tailândia e Reino Unido, a dm Events é uma empresa internacional de exposições, conferências e inteligência, atraindo mais de um milhão de participantes num portfólio de mais de 80 eventos por ano. Este portfólio global trabalha em estreita colaboração com os principais interessados em cada setor, para facilitar o diálogo pragmático, servindo como plataforma para as discussões mais recentes na vanguarda da mudança. Para consultar mais informações, visite www.dmgevents.com.
Para requerer um passe de media aceda a este link ou contacte:
Lift Consulting
Carla Brito | carla.brito@lift.com.pt | +351 915 291 708
Sandra Pimentel | sandra.pimentel@lift.com.pt | +351 910 780 601