A Cimeira da Energia de Lisboa arrancou com uma conferência estratégica apoiada pelo Ministério do Ambiente e Energia
27 de maio de 2024 - No painel de abertura do primeiro dia da Cimeira da Energia de Lisboa, a conferência de Estratégia Energética Global debateu o tema “Acelerar a transição energética através de políticas de apoio”, com alguns dos líderes neste setor a discutirem a crise global que evoluiu em torno da segurança energética, acessibilidade e sustentabilidade.
Falaram sobre as perspetivas da evolução e os desenvolvimentos políticos recentes que moldam oportunidades para os decisores políticos, stakeholders da indústria e consumidores de energia rumarem em direção a um futuro seguro e sustentável.
Foram oradores neste painel:
· Joseph McMonigle, Secretário-geral, Fórum Internacional de Energia
· Giulia Chierchia, Vice-presidente executiva, Estratégia, Sustentabilidade e Empreendimentos, bp
· João Faria Conceição, CEO, REN
· Maria João Ribeirinho, Senior Partner, McKinsey & Company (Moderadora)
Principais tópicos em discussão:
· As oportunidades para os decisores políticos eliminarem as barreiras às aprovações, autorizações e ampliação de projetos de energia limpa que facilitarão um futuro energético seguro e sustentável.
· O papel que a Plataforma de Energia da UE desempenhou na coordenação das negociações da UE com fornecedores externos de gás para facilitar o acesso à energia a preços acessíveis e evitar perturbações no fornecimento de energia, bem como na análise do impacto que teve a nível nacional e nas projeções futuras.
Alguns contributos e ideias partilhadas durante esta sessão, moderada por Maria João Ribeirinho, Senior Partner, McKinsey & Company:
“A política tem que estar no centro do que fazemos. Sobre a regulamentação europeia, precisamos encontrar uma forma de acelerar o processo de transposição para a regulação interna de cada país”.
Giulia Chierchia, Vice-presidente executiva, Estratégia, Sustentabilidade e Empreendimentos, bp
“70% das empresas na Europa dizem que um dos maiores entraves é a fragmentação regulatória”.
Bianca Dragomir, Diretora, Cleantech Iberia
“Há uma urgência em criar um mecanismo de compensação para os stakeholders. Ninguém gosta de ter uma rede elétrica no seu quintal”.
João Faria Conceição, CEO REN
“Não estou certo de que devamos focar-nos apenas nas energias renováveis. A energia solar e eólica são importantes, mas devemos olhar para como podemos resolver a crise de energia com as novas tecnologias”.
Joseph McMonigle, Secretário-geral, Fórum Internacional de Energia
“A concessão de licenças tem sido um dos principais obstáculos à implementação da diversificação energética. Agora a palavra-chave é implementação, já temos a legislação e as medidas regulatórias”.
Paula Pinho, Direcção-Geral de Energia, Comissão Europeia
“Não existe uma solução única em termos de oferta energética e de políticas para garantir a transição energética. Diferentes combinações de oferta de energia são adequadas a cada região, considerando o seu estágio de desenvolvimento e os recursos naturais - levando a uma miríade de tecnologias mais maduras e mais emergentes, para as quais os investimentos em P&D são fundamentais. Diferentes mecanismos políticos podem ser combinados para garantir a transição energética em diferentes partes do mundo, para combinar segurança de abastecimento, acessibilidade e sustentabilidade. Desde que seja fornecido um quadro de investimento estável que permita aos investidores avançar e sociedades para mobilizar”.
Maria João Ribeirinho, Senior Partner, McKinsey & Company (Moderadora)
A Lisbon Energy Summit & Exhibition é a plataforma líder de confiança para as perceções, conhecimentos e análises que apoiam a cadeia global de valor de gás natural liquefeito, gás e energia na região. A 2ª edição reunirá 3.000 participantes e mais de 250 palestrantes de mais de 90 países, e oferecerá 3 dias de sessões com conferências, eventos de networking e uma exposição global com as mais recentes inovações.
Entre as novidades para esta edição, estão a conferência sobre Tecnologia Climática, uma zona alargada dedicada às soluções de Hidrogénio e Descarbonização, e a zona de Inovação e Solar, oferecendo uma plataforma única para exposição das novas tecnologias, além de debates, entrevistas e acompanhamento da discussão em torno dos principais desafios que a indústria enfrenta, com base em métodos testados e comprovados que promovem a participação do público, permitindo que os participantes interajam com os palestrantes e façam as perguntas que mais lhes interessam.
Sobre a Cimeira da Energia de Lisboa 2024
Para mais informações, visite o website lisbonenergysummit.com. e siga as redes sociais utilizando #LisbonEnergySummit.
Sobre a DMG Events
Com sede no Dubai, Emirados Árabes Unidos, desde 1989, com escritórios no Canadá, Egito, Nigéria, Arábia Saudita, Singapura, África do Sul, Tailândia e Reino Unido, a dm Events é uma empresa internacional de exposições, conferências e inteligência, atraindo mais de um milhão de participantes num portfólio de mais de 80 eventos por ano. Este portfólio global trabalha em estreita colaboração com os principais interessados em cada setor, para facilitar o diálogo pragmático, servindo como plataforma para as discussões mais recentes na vanguarda da mudança. Para consultar mais informações, visite www.dmgevents.com.
Para requerer um passe de media aceda a este link ou contacte:
Lift Consulting
Carla Brito | carla.brito@lift.com.pt | +351 915 291 708
Sandra Pimentel | sandra.pimentel@lift.com.pt | +351 910 780 601