O Dia Nacional do Estudante, que se celebra a 24 de março, é a oportunidade para a Fortinet, líder global em soluções de cibersegurança abrangentes, integradas e automatizadas, reafirmar a importância das certificações de cibersegurança como forma de criar mais oportunidades para os jovens, ao mesmo tempo que combate a escassez de profissionais qualificados nesta área.
Numa era em que os ciber riscos continuam a aumentar, bem como a complexidade dos mesmos, a necessidade de profissionais qualificados também aumenta. A escassez global de talentos, estimada em cerca de 4 milhões de pessoas, representa um desafio significativo para a segurança das organizações, com a agravante de 75% dos profissionais de cibersegurança reconhecerem que o atual cenário de ameaças é o mais difícil dos últimos cinco anos e apenas 52% a acreditarem que a sua organização tem as ferramentas e o talento necessários para responder a incidentes nos próximos dois a três anos.
Este cenário vem reforçar o compromisso da Fortinet em formar 1 milhão de pessoas até 2026, através dos seus Centros de Formação Autorizados (ATCs) acreditados em todo o mundo e que ministram o currículo de Network Security Expert (NSE), disponível em 28 idiomas e através de formatos presenciais, online e híbridos. Recorde-se que a Fortinet está na vanguarda da educação em cibersegurança, oferecendo uma gama de certificações que preparam os estudantes para os desafios do presente e do futuro.
"A educação é a pedra angular do progresso e no campo da cibersegurança isso é mais importante do que nunca", realça Marcelo Carvalheira, Country Manager da Fortinet Portugal. "Ao investir em certificações, não estamos apenas a preencher uma reconhecida lacuna destes talentos no mercado, mas também a equipar a próxima geração de profissionais com as ferramentas necessárias para proteger o nosso mundo digital."
As certificações da Fortinet são desenhadas para abranger todos os níveis de experiência, disponibilizando desde os fundamentos em cibersegurança até às especializações avançadas. Este programa beneficia os estudantes e contribui para um ecossistema digital mais seguro, fortalecendo as defesas contra ciberataques à escala global e preparando os líderes de amanhã para um futuro mais seguro.
Sabe mais sobre a agenda de formação Avançada (TAA) da Fortinet e sobre os programas do Instituto de Formação.