Distinguido com um galardão no Architecture MasterPrize, o prémio mundial de arquitetura que anualmente homenageia projetos nas disciplinas de arquitetura, design de interiores e arquitetura paisagística.
A Openbook acaba de ver o seu trabalho reconhecido à escala global com a conquista de um Architecture MasterPrize (AMP) na categoria de interior design / workplaces interior para o seu projeto de renovação do Campus da Nestlé Portugal.
A remodelação do Campus teve como objetivo estimular o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade, promovendo o espírito de comunidade e de pertença à empresa e a interação com a natureza. Um exemplo disso foi a harmonia perfeita que a Openbook criou entre o local de trabalho e o exterior, que resultou numa área verde extensa, em hortas comunitárias e numa “Garden Box”, um edifício modular versátil com diversas áreas para trabalho colaborativo. No interior, as “landing zones” representam pontos de encontro que ligam as duas alas do edifício a espaços de trabalho projetados para serem silenciosos e poderem igualmente promover o trabalho colaborativo. Todos estes fatores conquistaram a atenção do júri do AMP.
“É com enorme orgulho e satisfação que vemos o nosso trabalho reconhecido internacionalmente, e entre inúmeros a concurso, com um Architecture MasterPrize, na categoria de interior design / workplaces interior. Este prémio vem reconhecer todo o nosso empenho e profissionalismo no desenvolvimento de um projeto cuja principal preocupação foi a qualidade do espaço de trabalho, com foco nas pessoas e no seu bem-estar. Ver que os princípios e os valores ligados à sustentabilidade ambiental e social que defendemos e refletimos nos nossos projetos são reconhecidos por outros profissionais da área a nível global, confirma-nos o que sabemos: que estamos no caminho certo e muito confiantes de que 2024 vai ser promissor.”, comenta Ana Silveira e Castro, Arquiteta Associada na Openbook.
Também este ano, o edifício do Campus Nestlé que conta com 23.700 m2 de área coberta, mais 7.200 m2 de jardins e com mais de 1000 colaboradores, recebeu a certificação WELL no seu nível mais elevado, o de platina. É o primeiro em Portugal com esta certificação que distingue os edifícios mais saudáveis e sustentáveis e que promovem uma relação harmoniosa com os seus ocupantes.
A Openbook surge em 2007 como empresa de arquitetura e design, com a missão desenhar espaços de qualidade que transformam a vida das pessoas. Ao longo dos anos, a empresa foi-se expandindo para oferecer uma experiência integrada aos seus clientes e, atualmente, o Grupo Openbook é composto pelas empresas Openbook Architecture, Openbook Real Estate, Openbook Interior Design, Openbook Engineering e Openbook Design. Com uma equipa multidisciplinar, a metodologia de trabalho da Openbook permite desenvolver cada projeto através de uma abordagem holística, onde o cliente, a qualidade do desenho e o respeito pela equipa são os pilares de toda a atividade.