· Entre 17 e 21 de maio, o concelho de Coimbra registou um aumento de 15% das transações e 8,4% da faturação dos negócios, face à mesma semana de 2022;
· Setores da restauração e hotelaria cresceram 63%, em comparação à média deste período semanal (entre quarta-feira e domingo) registada desde o início do ano;
· Comparativamente ao ano passado, a faturação espanhola registou um crescimento de 258%.
Lisboa, 24 de maio de 2023 – A faturação da restauração e hotelaria no concelho de Coimbra cresceu 63%, em comparação à média deste período semanal (entre 17 e 21 de maio) registada desde o início do ano. Esta é a principal conclusão do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ, a maior rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da UNICRE, que conclui que aquando da realização de dois grandes eventos de âmbito internacional (concertos Coldplay) e nacional (Queima das Fitas), a faturação destes setores registou um crescimento bastante expressivo.
Analisando a performance homóloga, a restauração registou uma variação positiva de 55%, com um aumento do consumo estrangeiro e nacional de 113% e 45%, respetivamente. Por sua vez, a hotelaria registou um crescimento de 48%, marcado pelo aumento de 84% do consumo estrangeiro e 22% do consumo nacional. No setor da hotelaria, em particular, a transação média registada, entre 17 e 21 de maio, foi de 112,9€ – valores mais elevados do que os registados na mesma semana de 2022 (87,9€) e em média desde o início do ano (95,8€).
A procura por este e outros setores de atividade, resultou num aumento de 15% do número de transações e de 8,4% da faturação dos negócios no concelho de Coimbra, entre 17 e 21 de maio e face à mesma semana do ano anterior – com o distrito a registar um crescimento de 12% no mesmo período. Este crescimento pode ser justificado pelo aumento da faturação estrangeira no concelho, que representou 10,2% do total da faturação, cerca de 63% acima do registado no ano passado. Dados que, segundo Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, “comprovam que a organização de grandes eventos, como os concertos dos Coldplay e a Queima das Fitas, uma das mais conceituadas do país, permitem atrair os clientes nacionais e estrangeiros para estas regiões do país. Este género de atividades, que têm uma duração superior a um dia, acabam por obrigar a permanecer na localidade, impulsionado, assim, uma maior procura por hotéis e restaurantes”.
Numa análise mais fina, comparando com a média desde o início do ano, quarta-feira, dia 17, e o primeiro concerto dos Coldplay, foi registado um crescimento de 14% na faturação total face às restantes quartas-feiras do ano. Destaque também para domingo, dia 21, último concerto dos Coldplay e terceiro dia de Queima das Fitas, que registou uma variação positiva de 11% face à média dos restantes domingos do ano.
Já quando analisado o consumo estrangeiro no concelho entre 17 e 21 de maio, o REDUNIQ Insights demonstra que este foi composto, essencialmente, pela Espanha (22%), França (14%), Brasil (10%), Estados Unidos (8%) e Irlanda (8%). Comparativamente com o período homólogo, a faturação espanhola registou um crescimento de 258%.
Os dados recolhidos têm como base o REDUNIQ Insights, a solução de conhecimento que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ.