Profissional está na empresa há mais de uma década e já desempenhou diversas funções na área de Setor Público
Nos últimos dois anos ocupou posições para as regiões de Western Europe e EMEA
Há 13 anos na Microsoft, Pedro Pinto Lourenço iniciou o seu percurso na empresa como Account Executive para o setor público, onde desenvolveu e geriu a relação institucional com o Ministério da Economia, Ambiente e Agricultura. Ao fim de dois anos, em 2012, passou a Public Safety & National Security Lead, com responsabilidade pela gestão da relação institucional com os Ministérios da Justiça, Administração Interna, Defesa Nacional e Presidência de Conselho de Ministros. Entre 2016 e 2021, Pedro Pinto Lourenço foi Diretor da área de Unidade de Dynamics 365 da Microsoft Portugal, tendo então assumido o desafio de potenciar o uso de Soluções Empresariais Microsoft como forma de contribuir para o desenvolvimento económico e social do País.
Para Pedro Pinto Lourenço, Diretor Executivo da Microsoft Portugal para o Setor Público, "É com muito entusiasmo e profundo sentido de missão que assumo esta posição e regresso à filial portuguesa. Sou convictamente apaixonado pela forma como a tecnologia pode ter um impacto positivo na vida das pessoas e acredito que a melhor representação disso passa pelo setor público, na medida em que podemos ver o resultado da inovação na melhoria das condições de vida e nos serviços prestados ao cidadão. O momento que vivemos oferece uma enorme oportunidade de transformação e acredito que temos as pessoas e as ferramentas para ajudar a transformar Portugal”.
Pedro Pinto Lourenço assumiu, ao longo de mais de duas décadas de carreira, diversas funções na área de consultoria e na área comercial, somando ao seu curriculum a passagem pela Oracle Corporation, Grupo Corte Inglês, Jazztel e DHL.
O anúncio surge sensivelmente um mês depois de divulgadas as conclusões do mais recente Estudo de Impacto Económico e Social do Ecossistema Microsoft em Portugal, desenvolvido pela consultora Ernst & Young (EY), que revelou a importância da atividade do ecossistema da empresa e o impacto, direto e indireto, para a economia nacional com destaque para o valor económico gerado, na ordem dos 4,9 mil milhões de euros, o equivalente a 2,4% do PIB português. Com uma rede de 4.000 parceiros atualmente, o estudo refere ainda que o ecossistema foi responsável por gerar cerca de 28 mil postos de trabalho.
O trajeto da Microsoft em Portugal, que assinala este ano 33 anos de História no país, sempre foi pautado pelo progresso e tornou-se especialmente dinâmico ao longo da última década, com um papel crescente no processo de digitalização da economia nacional, no suporte à inovação, literacia e qualificação digitais das populações, ou no aprofundamento de valores de sustentabilidade ambiental e de impacto social.
CONTACTOS:
Erica Macieira | Inês Filipe | |
erica.macieira@lift.com.pt | ines.filipe@lift.com.pt | |
910 549 515 | 910 283 054 |
Sobre a Microsoft
A Microsoft possibilita a transformação digital na era da Intelligent Cloud e Intelligent Edge. A sua missão é capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para alcançarem mais.