A obra surge com o propósito de mostrar aos empresários e empreendedores como aumentar as suas vendas e potenciar o crescimento da sua empresa, tudo isto com humor.
Lisboa, 24 de novembro de 2022 – A Bridgewhat, plataforma digital de Growth-as-a-Service, juntamente com Luís Afonso, escritor e cartoonista que colabora com vários jornais e revistas em Portugal, e com o apoio da UNICRE, instituição financeira especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e pagamentos, lançam hoje o livro ‘Os Cartoons Bridgewit 1’.
Com o objetivo de ser um manual para empresários e empreendedores aumentarem as vendas e fazerem crescer a sua empresa com boa disposição, o livro ‘Os Cartoons Bridgewit 1’ surge da compilação de dezenas de cartoons criados por Luís Afonso para a rubrica semanal ‘Bridgewit’, disponível na página de LinkedIn da marca Bridgewhat. Através do retrato humorístico de situações comuns no dia a dia das empresas que desencadeiam o fraco crescimento ou baixos resultados de vendas destas organizações, a obra utiliza o tom satírico para alertar para a importância do crescimento empresarial e das várias alternativas que existem para alcançá-lo de modo ambicioso.
Além do conteúdo humorístico, o próprio título é um jogo de palavras que combina o nome Bridgewhat com a palavra “wit”, em inglês, que representa sagacidade ou humor inteligente.
Para Ana Paula Reis, Co-Fundadora da Bridgewhat, “muitas empresas, sobretudo no mercado ibérico, têm dificuldades em crescer e acabam por aumentar o seu endividamento para se manterem ativas. A Bridgewhat surgiu, precisamente, com o objetivo de ajudar as empresas a crescer através do aumento das vendas, utilizando as ferramentas digitais disponíveis hoje em dia”.
Paulo Morgado, Co-Fundador da Bridgewhat, refere que “com este livro, pretendemos mostrar que o status quo não é suficiente, é necessário que os gestores sejam mais ambiciosos com o desempenho das suas empresas. Quando criámos a Bridgewhat, desenvolvemos um programa com 20 Alavancas de Crescimento para ajudar os gestores a encontrar processos internos e práticas de marketing que lhes permitam atrair e reter mais clientes”.
Por sua vez, João Baptista Leite, Presidente da UNICRE, reforçou que “enquanto instituição que integra a plataforma da Bridgewhat, quando tivemos conhecimento desta iniciativa, demonstrámos, de imediato, todo o interesse em ser parceiros deste livro. Os últimos anos vieram colocar à prova a resiliência dos negócios e acreditamos que soluções, como este livro, que recorre ao humor para retratar temas fulcrais de empreendedorismo, bem como colocar líderes e colaboradores a pensar, podem fazer a diferença no posicionamento de muitas empresas no mercado atual”.
Luís Afonso, o cartoonista responsável por esta primeira obra de uma coleção de vários números, ficou conhecido pelo seu trabalho desenvolvido na área dos cartoons, em especial pelo espaço de humor ‘A Mosca’, transmitido de segunda à sexta na RTP. Atualmente colabora também com os jornais A Bola (com a rubrica ‘Barba e Cabelo’), Público (com a rubrica ‘Bartoon’), e Jornal de Negócios (com a rubrica ‘SA’).
O livro ‘Os Cartoons Bridgewit 1’ já se encontra à venda e pode ser adquirido nas lojas físicas e online da Livraria Almedina, ou em www.bridgewhat.com.