· Entre 25 de agosto e 11 de setembro, passaram pelo Parque Eduardo VII 772 mil visitantes, numa edição da Feira do Livro marcada pela forte presença dos jovens e de novos visitantes que foram ao evento pela primeira vez.
· No âmbito da campanha “Doe os seus Livros”, uma parceria da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com o Banco de Bens Doados (BBD), foram doados 65.200 livros.
· A 92.ª edição contou com a Ucrânia como convidado de honra, com um pavilhão dedicado ao país, com uma programação e oferta literária personalizada.
· No âmbito da campanha “Doe os seus Livros”, uma parceria da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com o Banco de Bens Doados (BBD), foram doados 65.200 livros.
· A 92.ª edição contou com a Ucrânia como convidado de honra, com um pavilhão dedicado ao país, com uma programação e oferta literária personalizada.
Lisboa, 16 de setembro de 2022 - A 92.ª Feira do Livro de Lisboa terminou no passado domingo, dia 11 de setembro, após 18 dias consecutivos de cultura, entretenimento e a maior oferta literária até à data com 961 chancelas presentes. Numa edição completamente renovada e mais sustentável, os visitantes aderiram em massa ao certame e a Feira do Livro recebeu um total de 772 mil visitantes.
Entre curiosos e ávidos leitores, o destaque desta edição vai para os jovens, que foram uma agradável surpresa pela sua adesão substancial e consistente. Segundo o estudo da IPSOS realizado durante o evento, registou-se um aumento considerável do número de jovens dos 18 aos 24 anos, totalizando já 37% dos visitantes.
Foram também muitos os que visitaram a Feira do Livro de Lisboa pela primeira vez: 22% são novos visitantes que nunca tinham ido ao evento e 45% dos inquiridos não esteve na edição anterior.
Também o digital desempenhou um papel muito relevante na distribuição de conteúdo e cobertura do evento com 2.7 milhões de pageviews no site da Feira do Livro durante os dias de evento. Entre 25 de agosto e 11 de setembro, as redes digitais da Feira do Livro de Lisboa (Facebook, Instagram e Twitter) somaram a visita de mais de 1.7 milhões de pessoas.
Sábado e domingo foram os dias que contaram com maior fluxo, batendo recordes de visitantes, mas os dias de semana não ficaram atrás: aqueles que procuraram uma experiência mais calma e personalizada optaram por aproveitar a Feira durante a semana e, de segunda a quinta-feira, o destaque recai sobre a enorme afluência dos leitores à famosa Hora H.
A Feira voltou a entregar uma programação cultural inesquecível, com cerca de 2.300 eventos pensados para todas as idades. Desde a abertura de portas até ao fim de cada dia, entre cinema, concertos, sessões de autógrafos, workshops, debates, lançamentos de livros, jogos com crianças, showcooking e muito mais, as propostas culturais não deixaram ninguém indiferente e os visitantes encheram diariamente os vários auditórios e palcos espalhados por toda a Feira.
Os mais de 770 mil visitantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o pavilhão dedicado à Ucrânia, onde, entre documentários e livros em ucraniano, puderam assistir às ilustrações que a jovem Veronika Malchenko, refugiada ucraniana de 14 anos, dedicou ao seu país.
“É com muito orgulho que podemos afirmar que, graças ao trabalho de todos os envolvidos, a 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa foi um enorme sucesso e os números falam por si. Quer a nível de visitantes – 772 mil pessoas – como a nível de vendas, cujo balanço é muito positivo também, com uma subida generalizada das vendas face à última edição para a maior parte dos participantes.”, afirma Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
A campanha “Doe os seus Livros”, uma parceria da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com o Banco de Bens Doados (BBD), voltou a ser um sucesso e a ter números assinaláveis: entre livros em boas condições a ser entregues a instituições de solidariedade e outros não tão novos que serão encaminhados para a iniciativa “Papel por Alimentos”, foram recolhidos um total de 65.200 livros.
A 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa foi mais ecológica, completa e preparada para todos. Com uma programação pensada ao pormenor e uma oferta literária única, a Feira regressa em 2023, para celebrar uma vez mais a promoção da cultura e da leitura.
Entre curiosos e ávidos leitores, o destaque desta edição vai para os jovens, que foram uma agradável surpresa pela sua adesão substancial e consistente. Segundo o estudo da IPSOS realizado durante o evento, registou-se um aumento considerável do número de jovens dos 18 aos 24 anos, totalizando já 37% dos visitantes.
Foram também muitos os que visitaram a Feira do Livro de Lisboa pela primeira vez: 22% são novos visitantes que nunca tinham ido ao evento e 45% dos inquiridos não esteve na edição anterior.
Também o digital desempenhou um papel muito relevante na distribuição de conteúdo e cobertura do evento com 2.7 milhões de pageviews no site da Feira do Livro durante os dias de evento. Entre 25 de agosto e 11 de setembro, as redes digitais da Feira do Livro de Lisboa (Facebook, Instagram e Twitter) somaram a visita de mais de 1.7 milhões de pessoas.
Sábado e domingo foram os dias que contaram com maior fluxo, batendo recordes de visitantes, mas os dias de semana não ficaram atrás: aqueles que procuraram uma experiência mais calma e personalizada optaram por aproveitar a Feira durante a semana e, de segunda a quinta-feira, o destaque recai sobre a enorme afluência dos leitores à famosa Hora H.
A Feira voltou a entregar uma programação cultural inesquecível, com cerca de 2.300 eventos pensados para todas as idades. Desde a abertura de portas até ao fim de cada dia, entre cinema, concertos, sessões de autógrafos, workshops, debates, lançamentos de livros, jogos com crianças, showcooking e muito mais, as propostas culturais não deixaram ninguém indiferente e os visitantes encheram diariamente os vários auditórios e palcos espalhados por toda a Feira.
Os mais de 770 mil visitantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o pavilhão dedicado à Ucrânia, onde, entre documentários e livros em ucraniano, puderam assistir às ilustrações que a jovem Veronika Malchenko, refugiada ucraniana de 14 anos, dedicou ao seu país.
“É com muito orgulho que podemos afirmar que, graças ao trabalho de todos os envolvidos, a 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa foi um enorme sucesso e os números falam por si. Quer a nível de visitantes – 772 mil pessoas – como a nível de vendas, cujo balanço é muito positivo também, com uma subida generalizada das vendas face à última edição para a maior parte dos participantes.”, afirma Pedro Sobral, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
A campanha “Doe os seus Livros”, uma parceria da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) com o Banco de Bens Doados (BBD), voltou a ser um sucesso e a ter números assinaláveis: entre livros em boas condições a ser entregues a instituições de solidariedade e outros não tão novos que serão encaminhados para a iniciativa “Papel por Alimentos”, foram recolhidos um total de 65.200 livros.
A 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa foi mais ecológica, completa e preparada para todos. Com uma programação pensada ao pormenor e uma oferta literária única, a Feira regressa em 2023, para celebrar uma vez mais a promoção da cultura e da leitura.
Contactos para imprensa:
Lift Consulting
Catarina Marques | catarina.marques@lift.com.pt | 934 827 487
Francisca Barroso | francisca.barroso@lift.com.pt | 915 291 635
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