Lisboa, 14 de julho de 2021 - Foram ontem conhecidos, numa cerimónia que decorreu em casa do Associado Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, CRL., os vencedores da VIII Edição da Academia GRACE que contou com a participação de 366 estudantes de 5 instituições académicas, com a submissão de 101 candidaturas.
Com o apoio institucional da Direção Geral do Ensino Superior, a Academia GRACE faz parte do projeto Uni.Network, criado em 2014, que tem como objetivo promover a ligação entre as empresas e as entidades académicas portuguesas nas temáticas da Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativas.
Esta oitava edição, e tendo em conta o futuro imediato pós-Covid19, focou-se em dois temas: Economia Circular e Bem-estar dos Colaboradores.
“O projeto Uni.Network continua a crescer e é notória a consciencialização dos jovens para os temas da sustentabilidade, fruto de um enorme esforço por parte das Entidades Académicas. Para o GRACE é fundamental a sensibilização para as Agendas 2030 e 2050. São estes jovens, os futuros colaboradores, que irão fortalecer o movimento Empresas Responsáveis.”, revelou Pedro Amaral Frazão, membro da Direção do GRACE em representação do Grupo Sousa, na abertura da cerimónia.
O júri, presidido por Ângela Noiva (Subdiretora Geral do Ensino Superior) e constituído por Diana Nicolau (Unidade de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing da Lipor), Nuno Abreu (HR Solutions | Executive Director da Aon Portugal) e Pedro Amaral Frazão (Membro da Direção do GRACE, em representação do Grupo Sousa) selecionou cinco trabalhos de acordo com os quatro prémios a concurso, anunciados hoje.
O Grande Prémio Academia GRACE distinguiu Filipa Isabel Vital Matias, Filipa José Simões Ribeiro e Sofia Isabel Vital Matias, do Instituto Politécnico de Portalegre, com o projeto Horta dos Avós, que terão acesso gratuito à Escola de Verão Academia GRACE.
E o Prémio Ideia, disponibilizado pela Lipor, coube ao projeto Auto Venturi Valve, de Inês Flores, Patrícia Fonseca e Sara Xavier, do Instituto Politécnico de Portalegre.
Este Prémio contou ainda com outro vencedor para o projeto Future of the Cork Industry - A Circular Economy Perspective Proposal, apresentado por alunos da IPAM.
Ana Belacorça, Ana Patrícia Nunes e Cristiana Lopez, do Instituto Politécnico de Portalegre, foram os vencedores do Prémio Ação com o projeto Aproveitamento das águas pluviais aliado a um sistema de reutilização da água numa lavandaria, que irá concretizar-se na participação numa Trainee Experience. Esta oferta foi patrocinada pelas seguintes empresas: Aon Portugal, Auchan Retail Portugal, EDP, Jerónimo Martins e Lusíadas Saúde.
O Prémio Impacto foi atribuído ao projeto Dress Code: Sustentabilidade na Undústria Têxtil e Vestuário em Portugal, dos alunos Maria Inês Maurício, Raquel Peres, Raquel Villalva e Rui Pedro, do ISCSP que irão usufruir do Bootcamp em Empreendedorismo Social do IES-SBS.
No âmbito destes prémios foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao Professor Manuel Au-Yong Oliveira, da Universidade de Aveiro como reconhecimento pela sua disponibilidade e mobilização no âmbito do Projeto Uni.Network.
Sobre o GRACE:
O GRACE – Empresas Responsáveis é uma associação de utilidade pública, que atua nas áreas da Responsabilidade e da Sustentabilidade das organizações. Membro das redes europeias EVPA e CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, reúne mais de 180 empresas, das mais variadas dimensões e setores de atividade, empenhadas em aprofundar o seu papel na implementação de soluções para o crescimento sustentável.
Mais informações em: http://www.grace.pt