Lisboa, 26 de maio de 2022 – Após 12 meses de formação técnica de base, formação comportamental e especializada e do desenvolvimento de projetos em contexto real, 30 jovens de áreas não tecnológicas mudaram de vida com a Academia NTT DATA & Fidelidade e transformaram-se assim em especialistas em programação e tecnologia OutSystems.
Todos os Academistas já se encontram empregados, a trabalhar ora na NTT DATA ora na Fidelidade, depois de um intenso e exigente programa formativo, que contou com a parceria do Técnico+, a escola de formação avançada pós-graduada e profissional do Instituto Superior Técnico, e da OutSystems.
Entre os recém-formados, encontram-se jovens com formação de base nas áreas de Direito, Turismo, Geologia, Engenharia Civil, entre outras, que, com esta iniciativa reconverteram as suas carreiras para uma área de pleno emprego e de procura crescente, o que antecipa um grande futuro para todos os Academistas.
De acordo com Nuno Castro, Head of Insurance da NTT DATA Portugal, ‘esta iniciativa surgiu da necessidade de acelerar a formação de talento tecnológico, que é escasso face às necessidades das organizações, e é o resultado de um trabalho conjunto, muito proveitoso de vários parceiros e cujo resultado, a mudança de vida de 30 jovens, nos deixa muito orgulhosos. Agradecemos à Fidelidade, que foi um parceiro fundamental neste projeto, e também ao Técnico+ e à OutSystems pelo contributo académico e técnico. Foi com a colaboração de todos que conseguimos concretizar esta importante iniciativa, que vem complementar as formações do ensino tradicional.’
Por sua vez, Teresa Rosas, Head of IT da Fidelidade, acrescenta que ’a grande transformação que estamos a fazer na Fidelidade não seria possível sem um processo de reskilling e de capacitação continua nas áreas tecnológicas que são centrais na construção do nosso futuro. O contributo destes jovens, agora recém-formados, será fundamental para a Fidelidade continuar a inovar.’
De recordar que a Academia NTT DATA e Fidelidade recebeu mais de 100 candidaturas e foi composta por 18 semanas de formação teórico-prática e 34 semanas de integração em ambiente de trabalho real.