A campanha “Juntos pelas Abelhas” de NESTUM® está de regresso para reforçar o cuidado a ter com as abelhas, numa altura em que a seca se faz sentir a nível nacional e está a afetar o curso normal dos ecossistemas, incluindo o alimento natural destes polinizadores.
As abelhas são associadas sobretudo à produção de mel, um alimento de excelência, mas também têm um papel predominante e fundamental na polinização, sendo essenciais para a manutenção da biodiversidade e para a produção de alimentos.
Pese embora o clima propício do nosso país para a prática apícola e a boa dinâmica do nosso setor apícola, existem ameaças à produção apícola, tais como a introdução de novas doenças e novos predadores das abelhas e a ocorrência de catástrofes naturais, como tempestades, incêndios e seca.
É neste contexto que o apoio aos apicultores cujos apiários se encontravam nas regiões afetadas por catástrofes e calamidades em 2021, foi muito importante para que estes possam continuar a sua atividade e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária está assim ciente das várias dificuldades que esta atividade enfrenta, pelo que continuará em conjunto com as Organizações de Apicultores, a tomar as medidas adequadas de modo a zelar pela sanidade das nossas abelhas e continuará com todo o agrado a apoiar a campanha “Junto pelas abelhas” que, estamos cientes voltará a ser um sucesso.”, comenta Susana Guedes Pombo, Diretora-Geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
FENAPÍCOLA: fenapicola@confagri.pt
FNAP: info@fnap.pt
Sobre a Nestlé
A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 187 países em todo o mundo e os seus 291.000 colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, até marcas de fabrico local amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL, entre muitas outras. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar e alicerçada em fortes compromissos com a sustentabilidade ambiental de todas as suas operações, cujo objetivo máximo é atingir a neutralidade carbónica em 2050. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2311 Colaboradores, tendo gerado em 2020 um volume de negócios de 565 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.
Para mais informações, consulte: www.nestle.pt.