Desempenho de novas funções com efeito a partir de 1 de janeiro de 2022
Lisboa, 2 de dezembro de 2021 – A Microsoft anunciou hoje a nomeação de Andres Ortolá como novo Diretor-Geral da Microsoft Portugal. O gestor substitui Paula Panarra a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2022, com a responsável a assumir agora a posição de Diretora Global de Vendas de Business Applications no segmento de Retalho e Bens de Consumo.
No novo cargo, Andres Ortolá vai liderar a Microsoft em Portugal, numa altura em que a organização tem já mais de 1.400 profissionais no país. Andres Ortolá estará focado no apoio ao segmento empresarial, ao sector público e aos parceiros, nos seus processos de Transformação Digital, assim como em estabelecer novas alianças e colaborações que ajudem a impulsionar as áreas de Inovação e Sustentabilidade, mas também incrementar a confiança no Digital.
A Microsoft Portugal conta com um ecossistema composto por mais de 3.700 parceiros, que oferecem soluções assentes em tecnologia da Microsoft a grandes empresas, PME, Administração Pública, profissionais e utilizadores domésticos.
O novo Diretor-geral da Microsoft em Portugal tem cerca de duas décadas de experiência na indústria das Tecnologias de Informação, em várias áreas, incluindo consultoria, vendas e marketing. Ocupava anteriormente a posição de Diretor-geral das Filipinas e entrou na Microsoft em 2000, desempenhando funções como Consultor, Regional Technology Leader e Regional Business Manager para Contas Globais. No currículo conta ainda com experiências no Dubai, na Quest Software, tendo liderado a operação da tecnológica no Médio Oriente, a que se seguiu uma passagem pela IBM, onde ocupou cargos como Director of Sales for Software e Diretor de Marketing para o Médio Oriente e África.
Andres Ortolá regressou à Microsoft em 2014, onde abraçou desafios na área de Clientes Corporate enquanto Field Enablement Director, Sales Excellence & Strategy Director para a Ásia e liderou o Segmento Empresarial em Singapura.
É natural de Buenos Aires, na Argentina, e os seus tempos livres são passados junto da família e amigos, sendo um apaixonado por desporto, rugby, em particular.
Nas palavras de Andres Ortolá: “Estou muito entusiasmado por integrar a equipa portuguesa e dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido desenvolvido até aqui. Temos uma grande oportunidade à nossa frente, apenas igualada pela expetativa dos nossos clientes e parceiros. Estou ansioso pelo início do novo ciclo, por conhecer as equipas e ajudar o nosso ecossistema a transformar-se”.
Paula Panarra, diretora Global de Vendas de Business Applications para o Retalho
Paula Panarra foi nomeada nova diretora global de vendas de Business Applications para o segmento de Retalho e Bens de Consumo, ficando responsável pelo desenvolvimento do negócio de Dynamics 365 e Power Platform, neste setor, a nível mundial.
A gestora ascende a este cargo depois de cinco anos a liderar o mercado português. Durante este período, a organização duplicou a dimensão do negócio em Portugal, reforçando a liderança de mercado; acelerou também a transformação para a Cloud; cultivou uma equipa diversa e inclusiva, que acolheu 1.000 novos colaboradores e viu nascer seis novos Global Employee’s Resource Groups – grupos informais de funcionários que desenvolvem iniciativas internas em áreas como Diversidade & Inclusão -; consolidou a reputação da marca Microsoft, acumulando distinções entre as quais a liderança no ranking das marcas mais fortes em Portugal em 2021, tendo sido a única a atingir o nível de excelência (Fonte: BrandEnergy™ 2021, OnStrategy).
Sob a liderança de Paula Panarra, a Microsoft Portugal estabeleceu alianças estratégicas com grandes empresas e entidades públicas, elevou as iniciativas dos mais de 3.700 parceiros nacionais e colocou em marcha projetos com elevado impacto social, como o Building the Future e o Ativar Portugal.
Paula Panarra é licenciada em Engenharia Química-Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico, e tem mais de 20 anos de experiência profissional. Assumiu ao longo da sua carreira diversas funções, somando ao seu currículo a passagem pela Procter & Gamble, onde esteve 15 anos. Entrou na Microsoft em 2010, como diretora de Marketing. Ao fim de três anos na tecnológica passou a diretora executiva de Marketing & Operações e assumiu, em 2016, a liderança do segmento de clientes de Setor Público.
Sobre a Microsoft
A Microsoft possibilita a transformação digital na era da Intelligent Cloud e Intelligent Edge. A sua missão é capacitar cada pessoa e cada organização no planeta para alcançarem mais.