- A procura por proteínas alternativas, produtos personalizados e a transparência dos ingredientes deverá continuar a crescer.
- Os desafios emergentes incluem a escassez de ingredientes e o impacto ambiental ao nível das cadeias de abastecimento e das embalagens.
- Este relatório mostra os progressos realizados pela Purina em matéria de compromissos para com a sociedade, nomeadamente: lançamento de 30 novos produtos, apoio à adoção de 98.731 animais de companhia e o alcance de 94% de soja livre de desflorestação.
- Lançou 30 novos produtos para melhorar a saúde e o bem -estar dos animais de companhia.
- Atingiu 94% de soja livre de desflorestação e 78% das embalagens produzidas são desenvolvidas para serem recicláveis.
- Trabalhou com parceiros para educar mais de 1 milhão de crianças sobre a forma responsável de conviver com animais de companhia.
- Apoiou a adoção de 98.731 animais de companhia.
O relatório salienta igualmente as mudanças que o sector enfrenta no seu conjunto, depois de um ano em que a pandemia COVID-19 teve um impacto na vida e nas empresas em todo o mundo. Com base em insights de pesquisa de mercado e mais de 100 entrevistas a especialistas do sector, a Purina partilhou oito tendências que irão moldar - ou já estão a moldar - o futuro do mercado de Petcare bem como seis desafios que a indústria vai enfrentar:
- Aumento de animais de companhia nos lares - Os dados do Euromonitor recentemente publicados mostram uma aceleração na aquisição de animais de companhia em toda a Europa, Médio Oriente e Norte de África, em comparação com 2019, onde o crescimento da população de animais de companhia foi de 3 milhões. 2020 viu a população total de animais de companhia crescer 5,1 milhões na mesma região, o que representa um crescimento de 70%.
- Mudanças no futuro do trabalho em resultado da recente exigência de trabalho remoto[1].
- Mudança para o e-commerce - Os ganhos históricos do e-commerce foram amplificados no ano passado, à medida que os consumidores lidavam com o distanciamento social.[2]
- Crescente preferência por ingredientes alternativos/proteínas alternativas – A diminuição dos recursos naturais à escala global coloca pressão na redução do consumo ou na procura de fontes alternativas. Além disso, à medida que a geração millennial trata os cães e gatos como um membro da família, mais cães estão agora a consumir dietas flexitarianas – com alimentos feitos a partir de proteínas animais e vegetais.[3]
- Procura contínua de alimentos mais naturais impulsionada por preocupações de saúde e bem-estar dos animais.[4]
- Compreensão elevada do impacto social do papel dos animais de companhia, contribuindo positivamente para a saúde humana, a educação e as comunidades.[5]
- Soluções perfeitas, Inteligência Artificial ativada e otimizada, incluindo nutrição personalizada - As pessoas estão a recorrer a formas inteligentes de gerir as suas vidas através da tecnologia digital, alimentadas por big data, inteligência artificial e preditiva. À medida que a tecnologia alimenta melhores experiências e novos serviços para os consumidores noutras áreas da sua vida, as expectativas das pessoas em produtos e experiências perfeitas, personalizadas e agradáveis ao nível dos cuidados com animais de companhia também aumentam.[6]
- Novas exigências de transparência das empresas[7] - Os consumidores querem poder avaliar os impactos ambientais das suas decisões de compra, incluindo os impactos ambientais e o bem-estar dos animais na cadeia de valor e a transparência dos ingredientes.
2. Acesso desigual a produtos de Petcare a preços acessíveis - devido tanto à disponibilidade como ao impacto da pandemia no rendimento das famílias.
3. Escassez de ingredientes - e a necessidade de gerir a disponibilidade de recursos para se manter dentro dos limites do planeta.
4. Compromisso do Grupo Nestlé em atingir as zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050 e novos modelos de negócio.
5. Impacto ambiental do fornecimento e das embalagens na saúde do planeta.
6. Contínua transformação tecnológica da economia e da forma como vivemos as nossas vidas e produzimos alimentos para animais de companhia.
[1] Instituto Global McKinsey, 23 de novembro de 2020: O que vem a seguir para o trabalho remoto: Uma análise de 2.000 tarefas, 800 empregos e nove países.
[2] Euromonitor, 2020.
[3] Kantar, 2021.
[4] Mintel, 2020.
[5] Purina, "O papel da ligação entre os animais de companhia e as pessoas: Revisão e resumo da evidência (2020)"
[6] Kantar, 2021
[7] Globescan Purina Stakeholder Research, 2020. E outras fontes como Kantar, novembro de 2020: Uma estratégia orientada para o propósito será essencial para as empresas que seguem o COVID-19
[8] Globescan Purina Stakeholder Research, 2020.