- A empresa revela as novas ações e os progressos na formação de um futuro livre de resíduos.
- Atualmente, 87% das embalagens da Nestlé já são recicláveis ou reutilizáveis.
- Transição para embalagem de papel em vários formatos. Por exemplo, a embalagem de Smarties para partilhar, um popular produto de confeitaria de chocolate revestido a cores, está já disponível em embalagem de papel reciclável, no Reino Unido.
- Os alimentos para bebés Gerber e Piltti utilizam uma bolsa de um único material, a primeira do género, concebida para aumentar o valor da sua reciclagem.
- A Nespresso introduziu novas cápsulas feitas com 80% de alumínio reciclado, um passo importante para a implementação de uma economia circular.
- O negócio de água da Nestlé duplicou a quantidade de rPET utilizado desde 2019 em todo o seu portefólio de águas nos EUA, para 16,5%.
- Em agosto de 2020, a Nestlé Filipinas atingiu a neutralidade plástica. Isto significa que recolheu e coprocessou a quantidade equivalente de plástico contida nos produtos vendidos e impediu o fluxo adicional de plástico para aterros e oceanos.
- Juntamente com o Project STOP, a Nestlé criou um sistema sustentável de gestão de resíduos e de ajuda para a redução da poluição por plásticos oceânicos, na Indonésia.
- A Nestlé iniciou um ensaio para recolher, classificar e processar plásticos moles, na Austrália.
- A Nestlé está a ampliar as opções reutilizáveis e recarregáveis para os seus produtos de petcare e de cafés solúveis, por exemplo, através da colaboração com a start-up MIWA na Suíça.
- A Nestlé defende a conceção e a implementação de regimes de responsabilidade alargada e obrigatórios a preços acessíveis e eficazes. A empresa identificou 20 países, representando 50% do uso de plástico da empresa, onde apoiará as taxas de reciclagem e infraestruturas de gestão de resíduos.
- A Nestlé está a lançar um programa de educação e formação sobre embalagens sustentáveis para mais de 290.000 colaboradores, para acelerar a mudança de comportamento e ajudar a empresa a cumprir os seus objetivos de embalagem.
- A Nestlé introduziu uma plataforma digital para ajudar os consumidores a eliminar adequadamente os seus resíduos de embalagens em Itália.
- A Nestlé está a impulsionar mudanças positivas através de programas escolares, como o projeto Tunuyan Verde na Argentina.
Redução de plástico em Portugal
- Os novos snacks biológicos para bebés NATURNES Bio Nutripuffs, produzidos na fábrica de Avanca, contam já com uma embalagem 100% reciclável (lata e tampa).
- Em 2019, a Nestlé lançou em Portugal os primeiros produtos com embalagem 100% em papel, foram os casos do Nesquik All Natural e dos snacks YES!
- O caminho da reciclabilidade tem sido também desenvolvido por marcas já bem conhecidas dos consumidores portugueses como é o caso de NESTUM, cujas embalagens de toda a gama são 100% recicláveis e os cereais de pequeno-almoço NESQUIK, CHOCAPIC e ESTRELITAS que também já atingiram a reciclabilidade total.
- Este trabalho não tem sido feito apenas para os produtos direcionados ao mercados português, mas abrange também marcas internacionais fabricadas em Portugal, como são os casos da bebida de cereais EKO, que é vendida em Espanha, e da bebida de café solúvel Orzoro, que é vendida em Itália, em ambas o filme plástico retrátil que envolve as paletes que as levam para o mercado foi substituído por cartão 100% reciclado.
- Tanto em cafés como em cereais estão a ser realizados ensaios para simplificação dos laminados das embalagens flexíveis, por forma a melhorar a sua reciclabilidade.
- Em Nesquik Ready to Drink e em Nestlé Júnior estão a estudar-se soluções para a reciclabilidade total das embalagens de cartão para bebidas, um projeto realizado em parceria com o fornecedor de material de embalagem e com o reciclador.
- Na marca NAN, de nutrição infantil, está também a ser trabalhada a incorporação de uma tampa e de uma colher doseadora “plant based”.
- Os pouches da marca Yogolino e de Nestlé Fruits serão lançados em breve numa nova embalagem flexível monomaterial para facilitar a sua reciclagem.
- Em Molico e em Nesquik foi também eliminado o plástico retráctil que envolve as paletes de envio para o mercado.
Sobre a Nestlé
A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”.
A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar.
A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 2296 Colaboradores, tendo gerado em 2019 um volume de negócios de 535 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.