02/27/20

Volatilidade impulsiona o mercado de seguro de crédito a empresas


O mercado dos seguros de crédito está a desempenhar um papel fundamental no crescimento contínuo das empresas. Esta é a principal conclusão do ‘Driving growth through uncertain times: The hidden gemstones’, o mais recente relatório da Aon, que tem como objetivo analisar a relação entre as soluções de seguro de crédito e o crescimento das organizações face às incertezas globais.


De acordo com o documento, as empresas que têm procurado expandir a sua atividade para mercados internacionais estão a enfrentar um crescimento da volatilidade causado por um ambiente macroeconómico cada vez mais incerto, que tem sido impulsionado sobretudo pela imprevisibilidade de acontecimentos como as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China e o Brexit. Para além disso, mudanças no comportamento dos consumidores e o aumento das expectativas destes são igualmente fatores estimuladores do clima de incerteza e vulnerabilidade nas empresas, enquanto que a transformação digital e o surgimento de novos players têm provocado alterações no mercado de consumo.


Perante este cenário, o estudo releva ainda que as empresas precisam de gerir estas incertezas ao mesmo tempo que investem em novas formas de crescimento (através da exploração de novos mercados, regiões e segmentos de clientes), o que origina pressões adicionais sobre as demonstrações financeiras, considerando que o acesso ao crédito esteja limitado.


É neste contexto que a Aon salienta a importância do seguro de crédito como uma ferramenta de financiamento face às atuais limitações. Estima-se que o montante nocional de seguro de crédito que garante as exposições bancárias pendentes apresenta uma tendência de crescimento, tendo já excedido os 300 mil milhões de dólares, ou seja, mais de 276 mil milhões de euros.


Apesar das vantagens dos seguros de crédito, o estudo alerta para o longo trabalho que é preciso ser feito ao nível da aceitação e consciencialização para este tipo de soluções. Os dados recolhidos apontam para que apenas 20% dos CFO’s (Chief Financial Officers) estejam a utilizar a oferta completa de soluções disponíveis.


No final, o relatório explora ainda o modo como a inovação, a data & analytics e a Inteligência Artificial no setor segurador estão a dar aos clientes acesso privilegiado a informações que lhes permitem ajustar a sua exposição financeira, otimizar o working capital e conhecer o risco de crédito originado pelos principais clientes e mercados.


De acordo com Stuart Lawson, CEO da área de soluções de crédito na região EMEA, “os líderes empresariais de hoje estão a enfrentar uma incerteza cada vez maior, enquanto procuram enveredar por ambientes económicos e políticos altamente voláteis, ao mesmo tempo que estão a sentir uma crescente pressão para libertar capital e gerir o risco associado às suas cadeias de abastecimento”. Para alcançar estes objetivos, acrescenta, “o seguro de crédito é uma ferramenta crítica, dado que permite às empresas usar de forma efetiva o mercado de crédito e capital para sustentar as suas ambições estratégicas e para assegurar um crescimento sustentável das organizações”.


Sobre a Aon

A Aon plc (NYSE:AON) é uma empresa líder mundial de serviços profissionais que dispõe de uma ampla gama de soluções de risco, reforma e saúde. Com 50.000 colaboradores em 120 países tem como objetivo entregar os melhores resultados através de proprietary data & analytics para fornecer insights que reduzam a volatilidade e melhorem o desempenho. Visite aon.com para mais informação sobre a Aon e aon.com/manchesterunited para conhecer a parceria global da Aon com o Manchester United.

Para mais informações, visite o website www.aon.pt ou siga a Aon Portugal no LinkedIn.

Fábio Duarte