12/23/24
Portugueses deixam compras de Natal para dezembro, embora prefiram evitar multidões
Estudo do IPAM sobre os hábitos de consumo na época natalícia
Um estudo conduzido pelo IPAM revela que a maioria dos portugueses (68,2%) planeia realizar as suas compras de Natal durante o mês de dezembro. Entre os motivos apontados para deixar tudo para mais tarde estão a confiança em promoções de última hora, a dificuldade em organizar o orçamento com antecedência e a preferência por evitar a concentração de pessoas nas lojas.
O inquérito, que analisa os hábitos dos portugueses nesta altura do ano, salienta também que, apesar do hábito de adiar, existe uma percentagem significativa de consumidores (29%) que se mantêm cautelosos na gestão de tempo e recursos: os que compram com antecedência justificam a decisão com a possibilidade de obter preços mais baixos, garantir a entrega atempada das encomendas online e evitar multidões.
Uma percentagem muito reduzida, 2,8% admitem que esperam pelo período de saldos após o Natal para fazer as suas compra.
O estudo aponta ainda que os hábitos de compra se diversificaram nos últimos anos. Enquanto os centros comerciais continuam a ser o local mais escolhido (21%), as compras online já representam 27% das intenções, consolidando-se como uma alternativa prática. Esta tendência mantém-se estável desde a pandemia, refletindo a preferência dos consumidores por conveniência e variedade, mesmo na época natalícia.
Já o comércio de rua e as feiras de Natal têm menor adesão (11%), mas continuam a atrair quem procura presentes mais personalizados e locais.
"A concentração de compras em dezembro reflete tanto as limitações financeiras de muitas famílias como a busca pela conveniência. A crescente adesão às compras online e a preferência por soluções práticas são uma prova de como os consumidores estão a adaptar-se a novas realidades, mantendo o foco no que consideram essencial", afirma Mafalda Ferreira, coordenadora do estudo e diretora da Licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM-Porto.
Ficha Técnica do Estudo Compras de Natal 2024
O estudo foi realizado pelo IPAM, sob a coordenação da professora Mafalda Ferreira, diretora da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM Porto e doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Cádiz. A recolha de dados teve lugar entre 23 de novembro e 10 de dezembro de 2024 em Portugal Continental, com uma amostra composta por 560 indivíduos, maiores de 18 anos, com a seguinte distribuição por classe social: 6,5% classe social A, 33% da B, 18% da C1, 35,9% da C2 e 6,6% da D. Os inquéritos foram administrados online e presencialmente, sempre que necessário para se completarem as quotas definidas para as classes sociais.
Sobre o IPAM
O IPAM lidera o ensino do Marketing em Portugal há mais de 40 anos, sendo a Marketing Business School que se dedica ao desenvolvimento de líderes de negócio capazes de criar visões estratégicas de sucesso num mundo em constante evolução. Com uma oferta educativa completa de Licenciaturas, Mestrados, Cursos Superiores Profissionais e Formação de Executivos nas áreas do Marketing, Negócios e Tecnologia, disponível através dos seus campus no Porto, em Lisboa ou 100% Online, o IPAM destaca-se pelo seu modelo académico imersivo e inovador com forte ligação ao mercado, em que os estudantes desenvolvem soluções para desafios reais de empresas nacionais e internacionais em cerca de 85% das unidades curriculares, potenciando a sua empregabilidade em qualquer parte do mundo.
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