07/08/24

Café Joyeux abre portas no metaverso


No dia em que celebrou o primeiro aniversário da loja de Cascais, o Café Joyeux abriu portas no mundo virtual, com o lançamento no metaverso. O objetivo deste novo canal passa por chegar às camadas mais jovens da população e abraçar as novas tendências que estão a moldar o futuro. Portugal é pioneiro neste projeto, desenvolvido pela agência de inovação Instinct e alojado na plataforma Spatial.

A partir de agora, qualquer pessoa poderá aceder ao metaverso do Café Joyeux através do site joyeux.pt/metaverso. Para tal, apenas terá de criar um avatar ou entrar anonimamente, com um avatar aleatório. Neste espaço virtual, os visitantes serão recebidos por équipiers, interpretados por colaboradores reais com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID), que lhes dão a conhecer a missão, e aqui vão poder pedir um café, conversar com outros avatares, fazer donativos, descobrir produtos que podem encomendar para o mundo real ou aceder à loja virtual, onde podem comprar equipamentos para os seus avatares.

O metaverso do Café Joyeux está disponível em português, francês e inglês, através do desktop, tablet, smartphone ou de óculos de realidade virtual. O vídeo de apresentação está disponível aqui.

“No dia em que celebramos o primeiro aniversário do Café Joyeux de Cascais e o caminho de transformação positiva da sociedade para a inclusão, é o momento ideal para lançarmos uma novidade na qual Portugal é pioneiro: a chegada do Café Joyeux ao metaverso”, acrescenta Filipa Pinto Coelho, Presidente da Associação VilacomVida e CEO do Joyeux em Portugal. “Inovar constantemente e captar a atenção de todas as faixas etárias, nomeadamente dos mais jovens – futuros profissionais -, é extremamente relevante na nossa missão de promover uma sociedade mais aberta à diferença e capaz de não excluir ninguém”.

O metaverso tem ganho expressão junto das Gerações Z e Alpha. Segundo um estudo recente da GEEIQ’s*, os jovens abaixo dos 25 anos já começam a ter mais engagement nas plataformas de metaverso (180 minutos por dia) do que nas redes sociais (107 minutos por dia). 

Para Sandra Lucas Ribeiro, Managing partner da Instinct, “apoiar o Café Joyeux é, para nós, apoiar toda a sociedade a ser mais esclarecida, tolerante e mais responsável na verdadeira inclusão social. É notável o que o Café Joyeux e a Associação VilacomVida conseguiram fazer em tão pouco tempo, trazendo um novo olhar sobre a diferença que merece ser ampliado também nos mundos virtuais”.

O Café Joyeux abriu o seu primeiro espaço em Portugal em 2021 e conta já com quatro cafés-restaurantes nos concelhos de Cascais e Lisboa – em São Bento, no Parque das Nações (edifício Ageas), em Cascais e em Telheiras (Natura Towers- Cofidis), empregando um total de 30 colaboradores com DID.

Durante o primeiro ano de funcionamento do Café Joyeux de Cascais:


Imagens disponíveis aqui.

*Estudo disponível aqui.

Sobre o Café Joyeux:
O Café Joyeux é a primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, nascida em França em 2017, que emprega e forma pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Um conceito pioneiro trazido para Portugal pela Associação VilacomVida em 2021, data em que abriu o seu primeiro café-restaurante na Rua de São Bento, em Lisboa. Atualmente esta associação conta com um total de 4 Cafés Joyeux em Lisboa e Cascais e gere uma loja da Zara Home For&From, situada no Freeport Lisboa Fashion Outlet, em Alcochete, empregando diretamente, no total 43 pessoas com diferentes dificuldades.

Pode encontrar mais informação sobre o Café Joyeux aqui e a Associaçao VilacomVida aqui.

Sobre a Instinct:
Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal com uma abordagem focada no utilizador (Human-centered Design) e no estudo das empresas da nova economia, como a Google, Apple, Meta, Amazon, Uber, Tesla, Airbnb, Netflix, SpaceX, etc. 
Com a missão de ajudar as grandes empresas a inovar com convicção, responsabilidade, impacto, simplicidade e elegância, a Instinct tem abraçado grandes missões com empresas como a MEO, Sonae Sierra, Via Verde, Media Capital, Fidelidade, entre outras, tendo ajudado, este ano, a Associação VilaComVida e o Café Joyeux na identificação de segmentos comportamentais e no desenvolvimento de várias soluções inovadoras.

Sobre a Spatial:
Fundada nos Estados Unidos em 2016, a Spatial é uma plataforma de metaverso dedicada a marcas que permite criar e customizar espaços virtuais, assim como construir e impulsionar uma comunidade. A Spatial destaca-se pela multicanalidade, disponível através de smartphone, computador ou óculos de realidade virtual, e pela inclusividade digital por permitir um acesso fácil e sem registo obrigatório.

Para mais informações contactar Lift Consulting: 
Raquel Campos | raquel.campos@lift.com.pt | 918 654 931
Ana Roquete | ana.roquete@lift.com.pt | 934 623 847